Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2011

SOJA PRETA

Imagem
A soja preta é um importantíssimo alimento funcional. Apresenta em sua composição componentes com efeitos benéficos sobre a saúde, incluindo isoflavonas (que aliviam os sintomas da TPM e menopausa e são anticancerígenas), ácidos graxos ômegas 3 e 6 (que melhoram os níveis de triglicerídeos e colesterol total, protegendo o coração), proteínas, vitaminas do complexo B (essenciais para a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca) e minerais como ferro, fósforo, potássio e cálcio (que previne a osteoporose). A soja preta também possui em sua casca uma substância denominada antocianina, responsável pela coloração escura, que além de sua ação antioxidante, auxilia o processo de emagrecimento, pois atua nos adipócitos, reduzindo a absorção de gordura. Além disso, por conter fibras, ela da mais saciedade, diminuindo a fome entre as refeições, sem falar na ajuda no controle glicêmico, sendo importante, sobretudo, para os diabéticos. Consumo Diário A soja preta pode ser c

PÃO INTEGRAL COM FARINHA DE SOJA PRETA

Imagem
Ingredientes 2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral 2 xícaras (chá) de farinha de trigo branca 1 xícara (chá) de farinha de soja preta 3 colheres (sopa) de fermento biológico 1 colher (sobremesa) de sal marinho 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara ½ xícara (chá) óleo de canola 2 e ½ xícaras (chá) de leite desnatado ou extrato de soja (já preparado) Modo de Fazer Em um recipiente, misturar as farinhas, o fermento, o sal marinho e o açúcar demerara. Acrescentar o óleo de canola e o leite desnatado e mexer bem. Sovar a massa até ficar lisa e macia. Deixar descansar por 2 horas. Aquecer o forno a 180ºC. Dividir a massa e colocar as partes em assadeiras próprias para pão de forma untadas com óleo. Peneirar um pouco de farinha de trigo integral por cima dos pães e deixá-los crescer por mais 15 minutos. Assar os pães por 1hora e desenformá-los assim que tirar do forno. Rendimento: 3 pães médios.

BOLO DE CENOURA SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Imagem
Ingredientes 2 cenouras médias raladas (ou picadas) 1 xícara óleo de milho 3 ovos 2 xícaras de açúcar demerara 1 xícara de farinha de soja preta 1 xícara de farinha de arroz 1 pitada de sal 2 colheres (sopa) de fermento em pó óleo e farinha de arroz para untar Cobertura 4 a 5 colheres de leite de soja 4 colheres (sopa) de cacau em pó 1 ou 2 colheres (sopa) de açúcar demerara a gosto 1 colher (sopa) de óleo de milho Modo de Fazer Untar a forma com o óleo e a farinha de arroz, pré-aquecer o forno em fogo médio. Bata a cenoura com o óleo, os ovos e o açúcar no liquidificador até ficar homogêneo. Na batedeira, junte a mistura as farinhas, o sal e o fermento. Despeje a massa na forma e deixe assar por 40 minutos em forno médio.

AMARANTO: BENEFÍCIOS

Imagem
Conhecido como o Feijão dos Andes, o Amaranto tem sido comparado a quinua por ser um alimento rico em proteína de alto valor biológico. O principal benefício desse pequeno grão, comprovado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) é o de ajudar a reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL) no sangue. O Amaranto também controla o apetite (sendo recomendado em dietas de emagrecimento), melhora o funcionamento do intestino, facilita a digestão, combate os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce das células e é indicado para pessoas que apresentam doença celíaca, por não ter em sua composição o glúten. Além de rico em proteína, o Amaranto ainda contém: cálcio, ferro, zinco, magnésio e fibras.

BISCOITO DE AMARANTO

Imagem
Ingredientes 1 xícara (chá) de amaranto em flocos 3 colheres (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo 3 colheres (sopa) de açúcar refinado 1 ovo 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 1 colher (sopa) de leite 1 colher (café) de fermento em pó 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio Manteiga e farinha de trigo para untar Modo de Fazer Na batedeira, coloque o amaranto, a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha o leite e bata até formar um creme. Acrescente o fermento e o bicarbonato e bata até formar uma massa. Forre uma forma com papel manteiga e um com manteiga e farinha de trigo. Disponha colheradas da massa na forma, deixando um espaço entre elas. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 10 minutos ou até assar. A bolachinha fica com a consistência mole. Espere esfriar antes de retirar da forma. Guarde em um pote com tampa.