quarta-feira, 18 de agosto de 2010

KIT CASTANHAS

Não é de hoje que a ciência investiga – e comprova – os benefícios das oleaginosas para o organismo. Uma porção diária de nozes, amêndoas e afins garante um coração bem protegido, combate o envelhecimento precoce e ajuda a aplacar a fome.

Já existem indícios de que a gordura monoinsaturada, que se tornou célebre por brecar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, pode acelerar o processo de emagrecimento. Mais do que isso: o ácido graxo presente nas oleaginosas agiria diretamente na barriga. Essa não é apenas uma questão estética. O tecido gorduroso que se acumula na região abdominal contribui para o surgimento do diabete e, ao lado da hipertensão e do colesterol alto, faz parte de um conjunto de problemas que recebeu o nome de síndrome metabólica – um mal que diminui a expectativa de vida e tem deixado os médicos alertas.

Para facilitar a sua vida, adote o seguinte kit preparado por experts – que além de saboroso, é rido em vitaminas, minerais e gorduras do bem. Além disso, contém poucas calorias (menos de 200 calorias por kit).

A porção é pequena mesmo - uma  única unidade desta castanha já supera a recomendação diária de selênio para adultos (55mg). O limite máximo é de 400 mg. Os enxageros fazem mal – podem enfraquecer unhas e cabelos, além de deixar o hálito com cheiro de alho. Já em medidas adequadas, o selênio participa da produção dos homrônios das tireóide, melhora o sistema imunológico e até reduz o risco de câncer.

Estudos publicados em diversas partes do mundo esclarecem os benefícios das nozes para a saúde. Elas fornecem boas pitadas de magnésio, bom para quem deseja combater a fadiga e resguardar os ossos. Só não dá para exagerar por causa dos níveis de gordura – do kit as nozes são as que apresentam maior quantidade da versão poli-insaturada que é benéfica, desde que consumida sem exagero.


A castanha de caju é a campeã das gorduras monoinsaturadas – em três unidades, você encontra 2 gramas. Sem falar que ela brinda o organismo com fósforo, que ajuda a prevenir a osteoporose, e potássio, essencial para equilibrar o ritmo dos batimentos cardíacos.










Garantem os cienistas que uma porção de amêndoas pode reduzir o LDL em 3%. E, o melhor, sem alterar o peso. Elas apresentam quantidades consideráveis da vitamina E alfatocoferol, que é a forma desse nutriente mais bem absorvida pelo corpo. Uma curiosidade: segundo o nutrólogo Edson Credidio, um estudo realizado no King's College, em Londres, mostra que nem toda gordura dessa oleaginosa é absorvida pelo organismo. Isso porque, durante a mastigação, não conseguimos romper todas as paredes das células da amêndoa, que participam da absorção do nutriente. O resultado leva à suspeita de que o alimento teria menos calorias do que o imaginado.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

BOLO DE BANANA COM PÓLEN

Saboreie esse bolo delicioso preparado com pólen! Confira todos os benefícios desse ingrediente no post anterior.

Ingredientes
Recheio
 * 6 bananas-nanicas
 * 1 colher de sopa de canela em pó
 * 50 gramas de uvas passas
 * 1/2 lata de leite condensado
 * 2 colheres de sopa de pólen
Massa
 * 3 ovos
 * 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
 * 1 xícara de óleo
 * 1 colher de sopa de fermento em pó
 * 1 xícara de leite
 * 1/2 lata de leite condensado
Para Untar
 * 1 colher de sopa de manteiga
Para Polvilhar
 * 1 colher de sopa de açúcar
 * 1 colher de sopa de canela

Modo de Preparo
Recheio
 * Amasse as bananas, acrescente od demais ingredientes, miture e reserve.
Massa
 * Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Montagem
 * Unte uma assadeira redonda de 22 cm de diâmetro e despeje metade da massa.
 * Espaleh metade do recheio, cubra com o restante da massa e finalize com uma última camada de recheio.
 * Polvilhe a superfície com canela e açúcar.
 * Asse em forno médio por uma hora.