terça-feira, 30 de outubro de 2012

GOJI BERRY: A FRUTA DA LONGEVIDADE

O goji berry é uma frutinha asiática é consumida há milhares de anos pelo orientais em países como China, Tibete e Índia. Sensação do momento, a fruta é rica em minerais, vitaminas e ácidos graxos. É rica também em aminoácidos essenciais, por isso contém proteína de alto valor biológico, o que é não é comum de se encontrar no reino vegetal.

Benefícios do Goji Berry

Ação antioxidante: A fruta ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e inflamatórias e distúrbios do sistema neurológico e imunológico. Graças à grande quantidade de polifenóis, como antocianina e revesratrol, ele protege o corpo do envelhecimento precoce. É conhecida como a fruta da longevidade entre os tibetanos.

Ação energética: O goji berry tem alta concentração de vitamina C, cerca de 100 gramas da fruta contém 2 gramas de vitamina C. O consumo diário proporciona bem-estar em geral e aumenta o nível de energia e a qualidade do sono.

Ação imunoestimulante: A fruta possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, como a B1, B2 e B6. Essas vitaminas mantêm o sistema imunológico saudável e competente.

Ação oftalmológic
a: Ricas em carotenoides, as frutas com pigmentos vermelhos, como a goji berry, protegem os olhos. A fruta contém também luteína e zeaxantina, dois carotenoides que previnem a degeneração macular senil, causa de cegueira nos idosos.

Ação fotoprotetora: O betacaroteno, presente no goji berry, protege a pele dos danos causados pelo sol.

Ação anticancerígena: O poder antioxidante dos polifenóis, presentes na fruta, contribui para a prevenção do câncer.

Ação antilipêmica: Por conter ácidos graxos, como o linoleico, a fruta auxilia na redução do colesterol ruim (LDL).
 
Sugestão de Consumo
A poderosa fruta pode ser encontrada fresca, desidratada ou em forma de cápsulas. É possível consumi-la com outros alimentos como frutas, iogurtes e sucos. O indicado é que o goji berry seja ingerido pela manhã e antes das atividades físicas em uma dosagem de até 45 gramas.

LICOPENO E SEUS BENEFÍCIOS

O licopeno é um carotenóide que confere a cor avermelhada aos alimentos (tomate, melancia, pimentão, etc.) e como todo o carotenóide funciona como um poderoso antioxidante que age na neutralização de radicais livres, proporcionando proteção contra danos oxidativos, além de estimular a função do sistema imunológico e prevenir a formação de placas de gordura nas artérias, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares. Entretanto, na nutrição humana, até recentemente, atenção especial havia sendo dada para aqueles carotenóides com atividade pró-vitamina A, como o alfa-caroteno e o beta-caroteno. Somente agora o licopeno tem merecido destaque, sendo considerado o carotenóide mais promissor para a nutrição e saúde humana, apresentando uma atividade antioxidante dez vezes maior que o beta-caroteno.

Este poderoso antioxidante está sendo usado no combate à esterilidade masculina e na prevenção da osteoporose feminina no período pós menopausa. Estudos mostraram que o consumo deste carotenóide pelo menos duas vezes na semana reduz em 34% os riscos de câncer de próstata. Alguns trabalhos associam níveis elevados de licopeno a uma menor incidência de câncer de mana devido a sua ação antioxidante, o que minimiza o estresse oxidativo, uma das causas da doença

A melhor fonte de licopeno é o tomate. É um alimento pouco calórico, com seus efeitos antioxidantes, fonte de fibras e bem utilizado na culinária pela sua cor, melhorando a aparência dos pratos. O tomate é matéria prima que pode entrar em diversas refeições. Quanto maior a concentração de tomate em uma receita, maior o teor de licopeno e os benefícios por ele proporcionados. Este possui maior aproveitamento quando combinado a uma pequena quantidade de gordura, preferencialmente do tipo monoinsaturada. Outra característica observada pelos estudos foi que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos.

sábado, 27 de outubro de 2012

CHIA COM CHÁ VERDE

Semente de Chia - Solúvel - Instantâneo com Chá Verde - Sabor Frutas Negras - Chá Mais

A chia é considerada um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo. Fonte de ômega-3, vitaminas, minerais e fibras, ajuda a dar sensação de saciedade, auxilia na redução do colesterol, regula o trânsito intestinal, auxilia na redução de peso.

O chá verde acelera o metabolismo, neutraliza os radicais livres, desintoxica o organismo, ajuda a diminuir o LDL (colesterol ruim), melhora a digestão dos alimentos, reduz a absorção de açúcar no sangue, facilita o trânsito intestinal.

Sugestão de Consumo: Adicione 1 colher de chá (5 gramas) em 1 copo com 200 ml de água ou suco. Bata no liquidificador ou misture manualmente até ficar homogêneo. Você pode acrescentar gelo ou fruta se preferir. Antes de usar agite a embalagem. Consuma após o preparo e conforme a Recomendação de Ingestão Diária constante da embalagem.

Ingredientes: Maltodextrina, semente de chia, extrato de chá verde, ácido cítrico, farinha de chia, polidextrose, polpa de maçã, ácido ascórbico, aroma idêntico ao natural de frutas negras, antiumectante fosfato tricálcico, edulcorante suclarose, corante verde clorofila.

Embalagem: 200 g

HIBISCO COM CHÁ BRANCO

Hibisco com Chá Branco Solúvel Instantâneo - Com Colágeno Hidrolisado + Betacaroteno + Zinco e Vitaminas - Chá Mais

O chá branco potencializa a queima de calorias, tem ação antioxidante, protegendo o organismo contra o envelhecimento, ativa o sistema imunológico,  fortalece os vasos sanguíneos, facilita a digestão dos alimentos.
O chá de hibisco estimula o metabolismo, acelerando a eliminação de gordura, tem ação digestiva e diurética, reduz o colesterol ruim e as taxas de glicose no sangue colaborando na prevenção da diabete tipo 2, ajuda a normalizar a pressão arterial e diminui a retenção de líquidos, uma das responsáveis pela formação e agravamento da celulite.

Ingredientes: Maltodextrina, hibisco em pó (Hibiscus sabdariffa), colágeno hidrolisado, mix de vitaminas e minerais (Vitamina A, C, E, e Zinco), ácido cítrico, extrato de chá branco (Camellia sinensis), polidextrose, polpa de morango, extrato de hibisco (Hibiscus sabdariffa), aroma idêntico ao natural de hibisco, antiumectante fosfato tricálcio, edulcorante sucralose, betacaroteno (Vitamina A), corante vermelho bordeaux. Não contém Glúten.
Modo de Preparo: Adicione 01 colher de chá (5 gramas) do produto em 1 copo com 200 ml de água fria, gelada ou quente. Misture bem para que o produto dissolva por completo. Aguarde 30 segundos e volte a mexer até ficar ao seu gosto. Antes de usar, agite a embalagem. Dica: Bater no liquidificador com frutas e/ou sucos naturais.

Embalagem: 200g

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

FOLIA COM CHÁ VERDE

Folia (Pholia) com Chá Verde Solúvel Instantâneo - Com Colágeno, Zinco e Vitaminas - Chá Mais

A folia (Pholia) magra auxilia a queima calórica e de gordura, principalmente a do abdômen, estimula o sistema imunológico, possui forte ação diurética, diminui a retenção de líquidos, bem como, atua como tônico cardíaco e estimulante.

O chá verde acelera o metabolismo, neutraliza os radicais livres, desintoxica o organismo, ajuda a diminuir o LDL (colesterol ruim), melhora a digestão dos alimentos, reduz a absorção de açúcar no sangue, facilita o trânsito intestinal.

Sugestão de Consumo: Adicione 1 colher de chá (5 gramas) em 1 copo com 200ml de água gelada ou quente. Misture bem. Para que o produto dissolva por completo, aguarde 30 segundos e volte a mexer até ficar ao seu gosto. Antes de usar agite a embalagem.

Ingredientes: Maltodextrina, Extrato de Chá Verde (Camellia sinesis L.), Extrato de Pholia Magra (Cordia ecalyculata Vell) em pó, polpa de maçã, polidextrose, acidulante ácido cítrico, aroma natural de maçã verde, antiumectante fosfato tricálcio, edulcorante sucralose, corante verde clorofila. Não contém Glúten.

Embalagem: 200 gramas

SELÊNIO E SEUS BENEFÍCIOS

Mineral com importante ação antioxidante, o selênio ativa as defesas do nosso organismo, que auxiliam na prevenção de várias doenças, entre elas o câncer, diabete e tireóide. O selênio é essencial em muitos processos do corpo humano, estando presente em praticamente todas as células, especialmente nos rins, fígado e pâncreas.

O selênio está presente em muitos alimentos, como: castanha do pará (1 unidade contém até 250 mcg); caranguejo (em 85 g, 40 mcg); salmão grelhado (1 filé pequeno, 40 mcg); frango grelhado (1 filé pequeno, 20 mcg); carne vermelha grelhada (1 filé pequeno, 17 mcg), pão francês 25 mcg, gema do ovo 29 mcg, queijo 6mcg, arroz 4mcg, mariscos, etc.

Um dos principais motivos para a deficiência de selênio é uma dieta pobre, baseada em alimentos industrializados e refinados. O refinamento dos alimentos causa perda significativa de selênio. Por exemplo, no pão integral a quantidade de selênio e duas vezes maior que no pão branco.

Quando a dieta é pobre e deficiente em selênio os sintomas percebidos são dores musculares, fadiga e fraqueza muscular, também podem ser observadas manchas brancas nas unhas.

Grãos são boas fontes de selênio, dependendo da concentração de selênio no solo e água onde crescem. A castanha do Pará, por exemplo, é considerada como uma das melhores fontes e o consumo diário de uma a duas unidades fornece todo o selênio necessário para o dia.
 
O selênio é um mineral que participa da formação de enzimas de ação antioxidante. Também melhora a utilização da vitamina E, importante na neutralização dos radicais livres. Assim atua retardando o processo de envelhecimento e prevenindo doenças cardiovasculares.
 
Na deficiência de selênio é observada maior produção de substancias pró-inflamatórias por nosso corpo. Assim o sistema imunológico fica sobrecarregado e mais fraco. O uso de selênio tem papel no bom funcionamento do sistema imunológico, evitando gripes, infecções e viroses.

O consumo adequado de selênio, zinco e iodo está relacionado ao bom funcionamento da tireóide. Estudos mostram que a deficiência de selênio pode reduzir a conversão dos hormônios da tireóide, de T4 em T3, que é a forma mais ativa do hormônio. Além de pesquisas indicarem que a deficiência de selênio aumenta o risco do desenvolvimento de câncer de pulmão, próstata e ovários. Já o consumo adequado está relacionado à menor risco de câncer de intestino, próstata, ovário e leucemia.

O selênio também melhora o trabalho do fígado na eliminação de toxinas; ajudando na eliminação de metais pesados como mercúrio e cádmio que estão relacionados a doenças neurodegenerativas como Alzheimer.

Efeitos tóxicos
De forma geral, os efeitos tóxicos são encontrados quando o consumo de selênio excede 850mcg por dia. Quando há toxicidade, os principais sinais e sintomas são: hálito com odor de alho, cansaço, dores e fraqueza muscular, irritação, unhas e cabelos frágeis e com queda acentuada. Alterações no sistema gastrointestinal e sistema nervoso também podem ocorrer.
 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CRANBERRY: A FRUTA PODEROSA

A cranberry é uma fruta pequena, de cor vermelho escuro, nativa do leste da América do Norte. Existem dois tipos do fruto Vaccinium oxycoccos, que cresce em terrenos pantanosos do norte da América do Norte, norte da Ásia, e Europa central; e a Vaccinium macrocarpon mais encontrada na região leste do Canadá (Newfoundland) até as Carolinas nos EUA. No Brasil a fruta é chamada também de oxicoco. Pode ser consumida em forma de fruta seca e desidratada, sucos, geléias e cápsulas.

A cranberry tornou-se popular em função de suas propriedades benéficas ao sistema urinário, que perturbam principalmente as mulheres. Segundo estudos, o uso diário de produtos à base de cranberry, ao longo de um ano, pode reduzir em até 35% os casos de infecções urinárias como cistites, contaminação comum por bactérias que atingem mais da metade da população feminina pelo menos uma vez na vida. Nos homens, a cranberry auxilia no tratamento de doenças relacionadas à próstata e alterações hormonais são responsáveis pelo aumento de incidência de infecções.

O consumo da cranberrry é também benéfico para:

• Saúde Bucal

De acordo com as especialistas, a cranberry apresenta ainda propriedade de inibir a colonização bacteriana na superfície dentária. Este processo está relacionado ao desenvolvimento da placa dental e, consequentemente ao desenvolvimento de cáries e doenças periodontais.

• Colesterol

A cranberry é rica em flavonóides, como quercetina e mirecetina, que apresentam propriedades antioxidantes. Estudos demonstram que a inclusão do suco de cranberry na dieta reduz a oxidação do LDL- colesterol e promove aumento dos níveis de HDL - colesterol. Este efeito demonstra sua ação positiva na prevenção de doenças cardiovasculares, o que torna a cranberry uma fruta aliada à saúde do coração.

• Envelhecimento

A cranberry contribui para a produção de colágeno e elastina e é rica em antocianinas, proantocianidinas e vitamina C, que apresentam potente ação antioxidante, combatendo os radicais livres e retardando o envelhecimento precoce da pele.

• Câncer

A antocianina é um potente antioxidante presente na cranberry, que auxilia no combate aos radicais livres, moléculas altamente reativas, que quando em contato com nossas células podem ocasionar o surgimento de tumores. Estudos demonstram que o cranberry atua na prevenção, principalmente, do câncer de mama.

• Úlceras Pépticas

Os casos de úlceras pépticas estão aumentando constantemente, em alguns destes, seu desenvolvimento ocorre pela infecção da bactéria Helicobacter pylori. Estudos demonstram que o suco ou as cápsulas de cranberry pode auxiliar na prevenção, pois é capaz de inibir a adesão e proliferação do H. pylori no epitélio gástrico.

• Cérebro

Estudos demonstram ainda que a cranberry atua na proteção das células cerebrais contra danos causados por radicais livres e perda das funções cognitivas. Portanto, a cranberry auxilia na prevenção do Mal de Alzheimer, já que é rica em compostos bioativos que protegem contra a degeneração de neurônios.

• Ácido úrico

Dados da literatura também apontam que o consumo do suco ou das cápsulas de cranberry reduz a concentração de ácido úrico urinário, bem como os níveis plasmáticos, ou seja, ácido úrico sanguíneo.

BLUEBERRY: BENEFÍCIOS

O mirtilo, ou blueberry, em inglês é um fruto ainda pouco conhecido no Brasil, porém largamente cultivado em países do Hemisfério Norte, principalmente na Europa e Estados Unidos. Nestas regiões, a espécie tem importância comercial significativa, além de estar havendo uma ampla divulgação da utilização dos frutos como “fonte da longevidade”, devido à sua composição nutricional. Estes fatores têm impulsionado o cultivo em regiões não-tradicionais, como a América do Sul, na qual destaca-se o Chile como principal produtor.
 
O pigmento que dá a cor azul ao fruto (antocianina), interfere no metabolismo das células humanas, reduzindo a ação dos radicais livres associados ao envelhecimento, câncer, doenças cardíacas, mal de Alzheimer e muitas outras doenças.

O blueberry é considerada a fruta com maior poder antioxidante. Mas seus benefícios vão mais além. Ele é repleto de nutrientes como antocianinas, vitamina C , complexo B, vitamina E , vitamina A , cobre, selênio , zinco , ferro. Esses nutrientes impulsionam o sistema imunológico, previnem infecções e doenças virais e bacterianas.

São carregados de vitamina C e antioxidantes (antocianina). Esses dois nutrientes neutralizam os radicais livres, protegendo-nos de inúmeras doenças e combatendo o envelhecimento.
 
Os mirtilos também têm um composto formado por moléculas que inibem o crescimento de bactérias e parasitas que causam infecções, sensação de queimação durante a passagem da urina e outras complicações. Suas propriedades antibióticas impedem essas infecções.

Além de ser uma fruta com poucas calorias, os mirtilos ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL), gordura abdominal e síndrome metabólica. Ajudam também a controlar a produção de glicose e insulina no organismo

Os carotenóides e flavonóides encontrados no blueberry, além de outros nutrientes, como a vitamina C, vitamina E e vitamina A, selênio, zinco e fósforo, são muito benéficos e essenciais para a saúde ocular. Comer três ou mais porções de mirtilos por dia pode reduzir o risco de doenças  relacionada à idade, catarata, miopia e hipermetropia, secura e infecções.

Se ainda não teve a oportunidade de experimentar, procure já e aproveite todos os benefícios que essa super fruta pode oferecer.