CHÁ DE HIBISCO

Tem sabor suave de framboesa, além de proporcionar vários efeitos positivos no organismo: estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, ajuda a regular o intestino e combate a retenção de líquido. Sendo assim, é um grande aliado na perda de peso.

O hibisco tem uma alta concentração de antocianina - pigmento da família dos flavonóides que tem ação antioxidante e anti inflamatória. Assim, o organismo deixa de acumular toxinas que dificultam o emagrecimento.
Outras substâncias (enzimas e mucilagens) presentes agem no estômago, facilitando a digestão, no intestino, impedindo parte da absorção do carboidrato e da gordura dos alimentos, e nos rins, anulando temporariamente a ação do hormônio antidiurético, ajudando o organismo a se livrar do excesso de líquido.
O hibisco tem vitamina C, que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação.

Modo de fazer o chá
Leve 1 litro de água ao fogo. Assim que levantar as primeiras bolinhas acrescente 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco. Desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos (10 no máximo). Coe em seguida. Evite voltar a aquecer para não diminuir os efeitos terapêuticos da planta.

Dicas de alguns fitoterapeutas
Acrescentar Cavalinha e Alfafa ou Dente de Leão potencializa os efeitos do hibisco. Se optar pela mistura de ervas, faça o chá com 1 litro de água, uma colher de sopa de hibisco e 1 colher de sopa de cavalinha (que tem ação diurética) ou 1 colher de sopa de alfafa (que tem ação antioxidante) ou dente de leão (depurativo).
Outra alternativa é a Clorela, alga com ação anti-inflamatória, vendida em tabletes ou cápsulas, que pode ser combinada ao chá.

Comentários