SALADA DE LENTILHAS

Vale a pena experimentar essa receita de salada de lentilha na virada do ano! A tradição diz que dá sorte, é saudável e ainda uma delícia!

Ingredientes
* 250 g de lentilha
* 1 cebola grande
* 2/3 de xícara (chá) de amêndoas laminadas
* 3 colheres (sopa) de hortelã picada
* 1 colher (café) de cominho em pó

Modo de Fazer
* Cozinhe a lentilha em bastante água (como se fosse macarrão) por 15 minutos.
* Verifique se ela está al dente e coloque numa bacia com água e gelo para encerrar o cozimento. Em seguida, coloque num escorredor para que fique bem sequinha.
* Pique a cebola em pedaços não muito pequenos. Leve ao fogo bem baixo numa panela com uma colher de água por uns 40 minutos, ou até que os açúcares e sucos da cebola já tenham dourado. Reserve.
* Se você não encontrar amêndoas laminadas, use picadas. Se estiverem cruas, coloque no forno para torrar um pouco. Em seguida, misture todos os ingredientes da salada.

Ingredientes para a Vinagrete
* 1 colher (sopa) de mostarda
* 1/3 de xícara (chá) de vinagre balsâmico
* 1 xícara (chá) de azeite de oliva
* Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo da Vinagrete
* Para fazer a vinagrete, comece colocando numa tigela a mostarda, o vinagre, sal e pimenta-do-reino, de preferência moída na hora.
* Com o auxílio de um fuet (ou batedor de maionese como também é chamado) misture bem os ingredientes e, sem parar de bater, vá adicionando o azeite de forma a emulsionar o molho. Se, ao final, não estiver um líquido homogêneo, coloque uma colherinha de água e bata mais um pouco.
* Verifique o sal e a pimenta. Tempere a salada com esta vinagrete e leve à geladeira por, no mínimo, duas horas.

Comentários