AMENDOIM

Entre todas as oleaginosas, o amendoim , além de popular, é líder em nutrição. Isso porque tem grandes quantidades de proteínas, minerais e vitaminas. Mesmo que seja consumido em pequenas porções – por conta do alto valor calórico, recomenda-se não ultrapassar 1 colher de sopa por dia – é capaz de trazer grandes benefícios ao organismo. Por ser rico em gordura monoinsaturada, que está associada à redução da pressão arterial, o amendoim combate o mau colesterol, diminuindo a incidência de problemas cardiovasculares. Por causa do ômega 6, que é percursor de substâncias envolvidas no sistema imunológico, ajuda a manter as defesas do organismo.
Essa semente ainda fornece proteína – essencial no funcionamento adequado do corpo, já que todas as células são formadas a partir desse nutriente – e potássio, que ajuda a manter o pH sanguíneo equilibrado, controlando a pressão (lembrando que quem tem tendência a ter pressão alta deve evitar comer o amendoim com sal.
Graças às vitaminas B3 e E, ativa a renovação celular, agindo contra o envelhecimento da pele e melhorando a aparência de unhas e cabelos. À lista de nutrientes, pode-se somar ainda o ferro, que combate a anemia; os folatos, que favorecem a boa formação do feto, sendo essencial para as grávidas; e magnésio, que colabora na absorção do cálcio nos ossos, prevenindo a osteoporose.

Comentários