TEMPEROS

Os temperos realçam e moldam o sabor dos pratos. Bem empregados dão um toque especial deixano os pratos comuns deliciosos. Confira algumas dicas de como utilizá-los e aproveitar o que eles têm de melhor!

AÇAFRÃO
Erva da família do gengibre, é conhecido também como cúrcuma. De sabor ligei- ramente amargo e cor amarelo-dourado, extraída da raiz seca e moída da planta. Além do sabor, serve para dar cor aos alimentos. Utilizado em pratos com ovos, pickles, molhos cremosos, maioneses, massas, frango, peixes, arroz e pães.

 AJINOMOTO
Pode ser usado em sopas, molhos, legumes, verduras, carnes e outras preparações do dia-a-dia, pois não altera cor e não salga, mas realça o sabor do prato tornando-o muito mais gostoso.

ALECRIM
De aroma fresco, que lembro o pinho, dá um sabor especial às aves, aos molhos e sopas de tomate, frutos do mar, carnes, patês, beringela, batatas, couve-flor, pães, Sucos e saladas de frutas. Ótimo no churrasco quando salpicado sobre o carvão.

ALHO EM FLOCOS OU EM GRÃO
Seco e desidratado, substitui o alho fresco em todas as suas aplicações.

BICARBONATO DE SÓDIO
Excelente fermento em pó para o preparo de bolos e biscoitos.

CANELA EM RAMA OU EM PÓ
Em rama é utilizada no preparo de pickles, frutas assadas, compotas, molhos de tomate e no cozimento de legumes. Em pó, pode ser usada na preparação de pães, bolos, cafés, doces com frutas. É também indicada no cozimento de legumes e assados.

CEBOLA EM FLOCOS
Pura e desidratada, é indicada em todas as preparações da cebola fresca, bastando hidratá-la em água gelada ou adicioná-la seca em sopas, molhos etc.

CEBOLINHA
Muito usado em omeletes, molho vinagrete e molhos à base de creme de leite para peixes. Ótimo também em patês de ricota, queijo cremoso, sopas e saladas.

CHIMCHURRI
Molho à base de salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moida, pimentão, louro, pimenta do reino negra, mostarda  em pó, salsão, vinagre e azeite de oliva para preparar churrasco. Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de levá-la ao fogo ou mesmo para temperá-la depois de pronta.

COENTRO EM PÓ OU EM GRÃO
A semente inteira é usada no preparo de ponches, pickles, doces e no café. Industrialmente utilizada na produção de salsichas, linguiças e mortadelas. Moído, é usado no tempero de peixes, carnes, aves, assados ou grelhados, molhos, sopas de feijão, lentilhas e legumes. Também muito utilizado em pratos da culinária baiana, destacando-se as moquecas e as caldeiradas de peixes e frutos do mar.

COLORAU
Bom para temperar carnes assadas, sopas, pães e arroz. Na indústria alimentícia é usado para carnes congeladas ou defumadas, arroz, manteiga  e queijos. Nas Filipinas  é muito usado para colorir manteiga, queijos e outros pratos, assim como na região Norte-Nordeste do Brasil.

COMINHO
De sabor forte, deve ser usado em pequenas quantidades em pratos à base de queijos, ovos, carnes, ovos, batatas e legumes. Também recomendado no preparo de molhos e pães.

CRAVO EM FLOR OU EM PÓ
Doce e picante, é usado tanto para ornamentar como para dar sabor. Ideal para molhos, conservas, doces, compotas, assados etc.

CURRY
Utilizado no preparo de arroz, ovos, sopas, peixes, carnes, aves, legumes e em molhos.

ERVAS FINAS
Contém salsa, cebolinha, estragão e tomilho. Levemente picante, é ideal no preparo de molhos, omeletes, legumes cozidos, saladas, carnes e aves.

ESTRAGÃO
De sabor marcante, parecido com o anis, dá um toque especial a vinagres, pickles, molho tártaro de mostarda e maionese. Ótimo em saladas verdes, frutos do mar, pratos com ovos, frangos e carnes.

GENGIBRE
Quente, doce e picante. Moído, é ideal para bolos, pães, molhos, sopas, aperitivos, carnes, peixes, aves, legumes, saladas, chás e frutas. 

LOURO EM FOLHA
Utilizado em pequenas quantidades, é ideal no preparo de molhos, legumes, assados, carnes e frutos do mar.

MANJERICÃO
De sabor marcante e agradável, é ideal para receitas com tomate, em pizzas, molho para churrasco, lagosta, assados, saladas e legumes. É o principal ingrediente do molho ao pesto.

MANJERONA
De sabor requintado, semelhante ao orégano, é ideal para valorizar carnes e aves, pratos à base de tomate, sopas, saladas e com manteiga derretida em peixes grelhados. Ideal para pratos de cozimento rápido. 

MOSTARDA EM GRÃO
De sabor picante e aroma agradável, é usada na preparação de molhos para saladas e maioneses, carnes, aves, sopas, legumes e pratos com ovos e queijos. 

NÓZ MOSCADA
Ideal para molho bechamel, carnes, legumes, sopas, no recheio de massas, bolos, biscoitos, tortas, waffles e em bebidas com leite quente ou gelado.

ORÉGANO
Indispensável para pizzas. Ótimo em receitas com ovos, tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes e saladas de frutos do mar.

PÁPRICA DOCE
De cor vermelho vivo, a páprica doce é usada como ornamento colorido para alimentos de cor clara, peixes, carnes, sopas, canapés, molhos e no preparo do goulash.

PÁPRICA PICANTE
Salpicada sobre peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos. É usada também em pratos da cozinha espanhola e húngara, sendo o tempero principal do goulash.

PIMENTA CALABRESA
Uso em molhos de tomates, na pizza, em carne, frangos, peixes, legumes. Use com moderação, pois a secagem do fruto faz com que o sabor e a pungência sejam realçados.

PIMENTA BRANCA EM GRÃO
Com sabor mais suave que a pimenta preta, é usada em todas as receitas salgadas. Especialmente indicada para pratos que não podem ter sua aparência e cor alteradas.

PIMENTA PRETA EM GRÃO
Em grão é usada em saladas, marinados, assados e pickles. Moída, pode ser usada em todos os pratos salgados. Ideal na água de cozimento de carnes, molhos, no final do preparo de legumes e verduras, salpicada sobre carnes, peixes e frangos antes de grelhar.

PIMENTA ROSA EM GRÃO
Misturada às pimentas do reino preta, branca e verde, decoram e conferem sabor delicado a saladas, malhos, grelhados e frutos do mar. Deve ser usada com moderação, pois seu sabor predomina sobre o sabor de outros temperos.

PIMENTA SÍRIA
Utilizada na preparação de pratos árabes como kibe cru, frito ou de bandeja, carnes, aves e recheio para esfiha.

SAL AMONÍACO
Utilizado no preparo de pães, bolos e biscoitos. Faz crescer a massa e por ser volátil, seu aroma desaparece no forno sem deixar sabor.

SAL LIGHT
É uma mistura de cloreto de sódio e cloreto de potássio, em partes iguais, e portanto tem 50% menos sódio que o sal de cozinha comum. Trocar o sal comum por ele pode ajudar a evitar algumas doenças causadas pelo excesso de sal, como a hipertensão e catarata.

SALSA EM FLOCOS
Ótima em canapés, sopas, saladas verdes, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, manteiga temperada, grelhados e recheios, sem a necessidade de reidratá-la.

SÁLVIA
Indicada na preparação e no recheio de carnes e aves em geral, marinados, sopas, cremes, molhos de tomate, queijos, em massas com manteiga, batatas, biscoitos e chá.

ZATTAR
É utilizada salpicada em carnes e vegetais ou usada para patês. Pode ser misturado com azeite de oliva a distribuído no pão ou massa de esfiha antes de assar.

Comentários