SOJA PRETA


A soja preta é um importantíssimo alimento funcional. Apresenta em sua composição componentes com efeitos benéficos sobre a saúde, incluindo isoflavonas (que aliviam os sintomas da TPM e menopausa e são anticancerígenas), ácidos graxos ômegas 3 e 6 (que melhoram os níveis de triglicerídeos e colesterol total, protegendo o coração), proteínas, vitaminas do complexo B (essenciais para a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca) e minerais como ferro, fósforo, potássio e cálcio (que previne a osteoporose). A soja preta também possui em sua casca uma substância denominada antocianina, responsável pela coloração escura, que além de sua ação antioxidante, auxilia o processo de emagrecimento, pois atua nos adipócitos, reduzindo a absorção de gordura. Além disso, por conter fibras, ela da mais saciedade, diminuindo a fome entre as refeições, sem falar na ajuda no controle glicêmico, sendo importante, sobretudo, para os diabéticos.

Consumo Diário
A soja preta pode ser consumida sob a forma de grãos (60 gramas/dia) ou farinha (2 colheres de sopa/dia) que podem ser fracionadas nas refeições e utilizada em receitas de doces e salgados, substituindo a farinha de trigo ou ainda com frutas, iogurte, etc. Por conter alto teor de fibras, o consumo de água durante todo o dia é essencial para evitar a constipação intestinal.

Obs: Por conter significativa quantidade de magnésio, que podem causar deposição do cálcio e formar pedras nos rins, os portadores de disfunções renais devem consultar um médico antes de consumir a soja preta.

Comentários