LECITINA DE SOJA E SEUS BENEFÍCIOS


O nome "lecitina" é originária da palavra grega lekithos, que significa gema de ovo, pois foi a partir dela que se isolaram, em meados do século passado, várias substâncias naturais ricas em fósforo, denominadas fosfatídeos. Essas substâncias desempenham importantes papéis no metabolismo orgânico, no transporte dos ácidos graxos ou gorduras pelo sistema cardiovascular. A lecitina é encontrada em vários tipos de alimentos, sendo a soja, sua mais rica fonte natural.

Os Benefícios da Lecitina
  • Poder Mental: a colina do fosfatidilcolina pode melhorar a memória, especialmente a perda moderada de memória associada com o envelhecimento. A lecitina e outros compostos contendo colina podem incrementar a memória em adultos normais, especialmente os indivíduos com a função relativamente fraca.
  • Coração: a lecitina de soja é também um importante emulsificante das gorduras, facilitando a sua digestão e ajudando na permanência da fluidez, tanto do colesterol como dos triglicerídeos, diminuindo a probabilidade de acúmulo destes nas paredes das artérias e consequentemente, prevenindo distúrbios cardiovasculares, como a aterosclerose, entre outros, bem como, contribui na prevenção dos distúrbios cardiovasculares de modos diferentes, mas complementares, por diminuírem os níveis sanguíneos de LDL e aumentarem o HDL e na regulação normal da pressão arterial, por promover o relaxamento dos vasos sanguíneos e permitir um melhor fluxo do sangue.
  • Saúde do Fígado: os cientistas sabem a algum tempo que a lecitina de soja e a colina são essenciais para a função e saúde hepática. Uma dieta alimentar pobre em colina, impede que o fígado processe adequadamente as gorduras, provocando uma conseqüência irônica de uma dieta alimentar ausente de gorduras e ovos, mas com persistência do aumento de peso. Alguns distúrbios hepáticos, à medida que o metabolismo anormal das gorduras prossegue, o colesterol e triglicerídeos podem se acumular no fígado, ocasionando o denominado fígado gorduroso. Alguns estudos demonstraram que a lecitina pode ser um tratamento coadjuvante significativo, neste e outras doenças do fígado.
  • Desenvolvimento Fetal e Infantil: a colina é considerada importante no desenvolvimento cerebral e mental do feto e da criança. A concentração de colina no leite materno é 100 vezes maior que o nível na corrente sanguínea da mãe. Por essa ração, é recomendado um nível de ingestão mais alto para mulheres grávidas ou em lactação.
  • Outros: a lecitina também pode reforçar a eficácia geral das terapias nutritivas em vários problemas específicos das mulheres, tanto nos distúrbios ginecológicos como mamários. Alguns pesquisadores referem que o inositol, integrante das vitaminas do complexo B, presente na lecitina de soja, relaxa organismo, atenuando a tensão nervosa e contribuindo para um sono repousante.
Formas de Apresentação
A lecitina de soja é encontrada em cápsulas, granulada, pó e emulsão.

Comentários