PÓLEN: UMA COLHERADA DE ENERGIA


Prato principal das abelhas, os pequenos grãos que elas colhem das plantas também são um tesouro nutritivo para o ser humano. A riqueza do pólen vem de uma parceria bem-sucedida: "O valor nutricional dos grãos é reforçado pela saliva das abelhas, repleta de enzimas, aminoácidos e vitaminas, usada para aglutinar as partículas e transportá-las".

É o único alimento que contém todos os 22 aminoácidos essenciais para a saúde humana. Quase todas as vitaminas foram identificadas no pólen, sendo particularmente rico em carotenos (vitamina A). Algumas variedades como o pólen de acácia contém 20 vezes mais caroteno que a cenoura, considerada a principal fonte dessa vitamina. É rico em rutina ou vitamina P, que fortalece os capilares, veias e artérias e reverte o endurecimento destas últimas e por isso é muito importante para o sistema cardiovascular, especialmente após os 40 anos.

O pólen é uma fonte preciosa de oligo-minerais com mais de 22 elementos. Os oligo-minerais são elementos químicos: titânio, níquel, cobalto, silício, etc., que o organismo humano necessita em pequenas quantidades e que não existem na maioria dos produtos alimentícios e também compostos flavonóides cuja função é prevenir as arterioscleroses, diminuir os níveis de colesterol, aliviar a dor e proteger de radiações. É rico em hormônios vegetais, que se sabe, não tem efeitos colaterais e tem surpreendente faculdade de regular às glândulas endócrinas, e por isso seu uso tem uma ação efetiva especialmente sobre a próstata, prevenindo a prostatite e o câncer de próstata.

Uma das principais qualidades do pólen é a sua contribuição na estabilização do equilíbrio nervoso. Contribui para a regeneração do sangue, especialmente no aumento da taxa de hemoglobina; assim, pode utilizar-se o pólen com bons resultados em casos de anemia, enfraquecimento e excesso de fadiga, esgotamento nervoso e depressão.

O pólen exerce ação reguladora das funções intestinais, especialmente para pessoas com intestino preguiçoso, pois regula a flora intestinal. É também indicado para problemas de obesidade por ser um poderoso complemento alimentar protéico, diminuindo a vontade de ingestão de carne.

Todos os produtos das abelhas, quando corretamente utilizados, possuem efeitos benéficos para a saúde humana e são uma dádiva da natureza. Contudo, devem sempre ser usados como complemento e manutenção da saúde.

Comentários