ARROZ TIPOS E VARIEDADES

No mundo existem mais de 2000 variedades de arroz. De origem asiática, o principal item da cesta básica dos brasileiros veio para o Brasil por intermédio dos portugueses e tornou-se o alimento mais popular do nosso povo. Além de gostoso, o arroz é uma excelente fonte de carboidratos complexos que fornece energia para o organismo, proteínas, fibras, aminoácidos essenciais e demais nutrientes que variam de acordo com o tipo do cereal.

TIPOS DE ARROZ

Arroz Polido
É o tipo mais consumido no Brasil, comumente chamado de arroz branco. Apesar de não ser dos mais nutritivos, é rico em carboidratos e proteínas. Para se conseguir esse tipo de arroz, é necessário processar ou beneficiar o grão. Nesse processo são retirados casca, película e germes e em seguida o grão é polido, ficando com a cor branca. No beneficiamento, o arroz perde a maior parte de seus elementos: óleo, enzimas, vitaminas, minerais e fibras, mas mesmo assim é uma fonte indispensável de carboidratos.

Arroz Parboilizado
Esse tipo de arroz, assim como o integral, está caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros. Quando ainda está na casca esse arroz, passa por um tratamento hidrotérmico (água fervente), que consiste em cozinhar parcialmente os grãos com casca, que leva nutrientes da casca para o interior do arroz. Após isso ele é secado, descascado e empacotado. Esse processo faz com que se preserve uma riqueza enorme de nutrientes: concentra vitaminas do complexo B e minerais como: cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio.


Arroz Japonês
Como o próprio nome já diz, essa variedade é a base da culinária japonesa. Com grãos curtos, curvados e um pouco transparentes, têm grande quantidade de amido e, após o preparo, tende a ficar mais macio e cremoso, se comparado com o arroz polido. Ele também pode ser encontrado com grãos que mantêm a sua casca e o gérmen, concentrando assim o seu valor nutricional.

Arroz Integral
Esse arroz não passa pelo processo normal de industrialização (clareamento), e apresenta uma coloração marrom. Do grão, só é retirada a casca, permanecendo o germe, o farelo e o endosperma (película que reveste o grão, sob a casca). É um grão rico em fibras ( três vezes mais do que o industrializado), proporcionando maior saciedade, tem uma concentração muito maior de vitaminas do complexo B (cinco vezes), minerais: cálcio, fósforo, potássio, ferro, sódio, selênio,e magnésio ( quatro vezes) e maior quantidade de gordura (6,6%), sendo esta benéfica à saúde.


Arroz Vermelho
Arroz não descascado nem polido de coloração avermelhada, rico em monocolina, substância que pode auxiliar na redução do nível de LDL (colesterol ruim) no sangue. Apresenta também três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco que o arroz branco. O preparo pode ser feito da mesma maneira que o arroz tradicional. A cor vem da película que o envolve. Bom para risotos, bolinhos e com carnes brancas.


Arroz Arbório
O arroz arbório é uma variante italiana de grão médio, arredondado, grosso, branco e muito rico em fibras. É tradicionalmente usado para fazer risoto, pois contém grande quantidade de amido e, em decorrência disso, permanece com a parte central firme, textura cremosa, mesmo depois de um longo cozimento e uma incrível capacidade de absorver condimentos. Esse arroz não passa por nenhum processo de conservação de nutrientes, não contém casca, e possui o mesmo valor nutricional do arroz tradicional e o mesmo modo de preparo.


Arroz Selvagem
É um tipo de arroz cujo grão é escuro por fora e branco por dentro. É longo, fino e integral e apesar do nome, não é um arroz de verdade, mas sim um tipo diferente de gramínea Seu sabor faz lembrar nozes e amêndoas e tem um odor muito parecido com o do chá preto, devido à grande quantidade de flavonóides (substância com propriedades antiinflamatórias). As suas qualidades nutricionais também chamam a atenção, pois este grão é pobre em gorduras, rico em proteínas, tem maior teor de fibras, vitaminas e minerais que qualquer outro tipo de arroz, além de apresentar uma quantidade superior de lisina (aminoácido benéfico ao corpo).

Arroz Negro
O arroz negro não é muito conhecido no Brasil, possui cor e gosto acastanhado. Contém 20% a mais de proteínas e 30% a mais de fibras, vitamina B e oligoelementos que o arroz integral. Tem um elevado teor de ferro, menos gordura e menor valor calórico. O Arroz Negro também contém compostos fenólicos, substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, doenças crônico-degenerativas, problemas cardiovasculares e até mesmo câncer.


Arroz Basmati ou Indiano
Famoso por seu aroma adocicado de nozes, o diferencial do arroz basmati em relação ao comum é o seu gosto mais forte e a sua capacidade de reter água durante o preparo sem que os grãos fiquem grudados uns nos outros e dispensa a adição de temperos durante o preparo. Os grãos deste tipo de arroz são bem mais longos e ficam ainda mais compridos quando cozidos. Mesmo que os níveis nutricionais sejam praticamente iguais aos do arroz branco, ele pode ser usado em ocasiões especiais para variar o cardápio.

Comentários