CAVALINHA
A Cavalinha é uma planta perene, não possui flores e, consequentemente, nem sementes; as folhas são muito reduzidas, mostrando-se como pequenas inflorescências translúcidas. Os caules são verdes e fotossensíveis apresentando como características distintas o fato de serem ocos, com juntas e estrias. É adaptada a solos húmidos e por ser agressiva e persistente, deve–se cuidar para que não se torne uma erva daninha e pode ser encontrada quase no mundo inteiro, variando apenas a espécie.
Toda a planta é formada por grande quantidade de silício e potássio e em menores quantidades de cálcio, ferro, magnésio, tanino, sódio, entre outros minerais, diversos ácidos orgânicos, flavonóides e resinas.
Benefícios da Cavalinha
- Atua nos processos degenerativos da pele (rugas, estrias, flacidez, etc.), devido ao envelhecimento, obesidade ou emagrecimentos bruscos, gravidez, tensão muscular etc., pois a grande quantidade silício presente na cavalinha estimula a regeneração das fibras de colágeno e elastina.
- Possui propriedades cicatrizantes, sendo utilizada em compressas nos casos de úlceras varicosas, abcessos e feridas.
- Atua nos processos degenerativo dos ossos (raquitismo, fraturas, descalcificação) pois o silício facilita a assimilação e a fixação de cálcio nos ossos, bem como, nos processos de Osteoporose (perda da consistência óssea), pois o silício estimula a atividade dos osteoblastos e fribroblastos, células do tecido conjuntivo que sintetizam as fibras de colágeno e formam a matriz do osso.
- Auxilia nos processos de arteriosclerose. As últimas pesquisas demonstraram que a carência de silício é importante fator predisponente. O silício tem um efeito preventivo, e possivelmente regenerativo, sobre a degeneração das artérias, ao estimular as fibras elásticas deterioradas da sua parede.
- Atua nos edemas (retenção de líquidos), litíase renal (cálculo nos rins), infecções urinárias, gota, excesso de ácido úrico e sempre que se pretenda um efeito diurético e depurativo suave mais eficaz.
- Possui notável efeito hemostático (detém as hemorragias), tanto quando aplicada localmente como ingerida.
Comentários
Postar um comentário