ÓLEOS ESSENCIAIS: PARTE I

Óleos essenciais são substâncias aromáticas extraída principalmente por destilação das flores, folhas, raízes, casca de árvore, sementes e frutas de uma planta aromática. O verdadeiro óleo essencial, 100 % puro, traz a essência vital da planta. Os princípios ativos contidos nos óleos essenciais atuam no sistema linfático, imunológico, digestivo, cardiovascular respiratório e geniturinário. Á nível psicológico, os óleos essenciais, podem influenciar positivamente as nossas emoções e comportamento.

PERFIL DOS ÓLEOS ESSENCIAIS

A informação do perfil de cada óleo nos ensina os usos terapêuticos e cosméticos, os aromas e os componentes principais. Esse perfil nos ajuda a conhecer as partes principais da Aromaterapia. Para mais informações sobre a Aromaterapia (Cursos), click no link http://www.eradourada.com.br./

Alecrim - Rosmarinus officinalus
Há muito é considerada uma planta sagrada e cresce naturalmente nos paises mediterrâneos. O óleo. é refrescante, estimulante circulatório, dos nervos e mental e indicado para a memória, concentração, fadiga do coração, eliminar a letargia e para aliviar dores de cabeça e musculares. Também é um excelente tônico para o couro cabeludo e problemas como queda de cabelo e caspa. Não deve ser utilizado por pessoas que sofrem de pressão alta.

Bergamota - Citrus bergamia
De origem italiana, o óleo de bergamota é extraído pela prensagem de sua casca. É utilizado há séculos e é considerado valioso para diminuir a ansiedade, depressão e stress. Tem propriedades anti-sépticas, é muito indicada contra cistites e infecções do trato urinário. Pode ser usado em banhos e massagens.

Canela - Cinnamomum zeylanicum
Uma das especiarias mais antigas que se tem noticia. Destilado da casca interna e das folhas, tem um aroma forte, doce, temperado e deve ser bem diluído antes do uso, pois pode causar irritações. As poderosas propriedades da Canela podem ser úteis para tonificar o sistema circulatório, respiratório, digestivo e reduzir a sonolência e a irritabilidade.

Cedro - Cedrus atlantica
Muito usado nos templos do Tibet, o Cedro tem perfume suave de madeira e bálsamo. Proporcionar longevidade, atuar como tônico do sistema nervoso e como expectorante são alguns dos benefícios deste óleo. É também eficaz no tratamento da calvície, caspa, seborréia, acne, psoríase, eczemas e dermatites.

Cipreste – Cupressus sempervirens
É destilado das folhas e das pinhas. De aroma fresco. Este óleo é excelente adstringente, tonificante do sistema nervoso, anti-reumático, anti-séptico, antiespasmódico, e estimulante do fígado. Auxilia no tratamento de pressão baixa, varizes, hemorróidas, sudorese excessiva (inclusive dos pés) e é comprovadamente benéfico ao sistema reprodutor, em especial no que diz respeito a problemas menstruais. Como tensão pré-menstrual, e os difíceis efeitos colaterais da menopausa, como as ondas de calor, desequilíbrio hormonal e irritabilidade. Pode regular disfunções ovarianas e é eficaz contra as cólicas e o excesso de fluxo.

Nos próximos meses estaremos divulgando novas informações sobre os óleos essenciais. Acompanhe !!!

Comentários