FIGO SECO E SEUS BENEFÍCIOS

A figueira é uma árvore frutífera da Ásia Menor, tendo daí se expandido para a região do Mediterrâneo. Hoje acha-se aclimada no Brasil, para onde foi trazida no século XVI.
O figo seco é altamente nutritivo e uma rica fonte de fibra dietética, potássio, proteínas, minerais (ferro, fósforo, magnésio, cobre e zinco) e vitaminas (riboflavina e vitamina B6). O figo é conhecido pelo seu caráter curativo desde há muitos séculos.
Dentre as principais propriedades do figo, destacam-se o seu caráter nutritivo, tônico, laxante, diurético, expectorante e tópico emoliente. Está indicado o seu uso interno para casos de astenia física e nervosa em crianças, adolescentes, convalescentes, desportistas, mulheres grávidas, irritações gastrintestinais, obstipação intestinal, estados febris, transtornos menstruais e inflamações pulmonares e urinárias. O figo é de fácil digestão e laxante, devido ao seu elevado número de sementes e ao seu teor em fibra. Um par de figos diários faz mais pela manutenção da saúde da flora intestinal que qualquer outro alimento ou produto farmacêutico.
O efeito diurético do figo deve-se ao elevado teor em potássio que o torna num alimento alcalinizante. Ele apresenta o valor de pH mais básico (alcalino) de todos os alimentos. Por isso, é muito adequado para neutralizar alimentos ácidos, como a carne, massas elaboradas com farinhas refinadas e os doces.

Comentários

  1. Já adorava , agora então estou amando. Muitos benefícios a saúde.

    ResponderExcluir
  2. Eu também gosto mesmo muito de figos...e dos figos secos ainda mais! Sabendo isto gosto ainda muito mais. Obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário