CASTANHA DO PARÁ

A noz do Brasil é um dos frutos secos nutricionalmente mais rico que existe. Também conhecidas como castanhas do Pará, estas sementes da planta chamada Bertholletia excelsa se cultivam em boa parte do sul americano, incluindo Bolívia, Peru e, obviamente, Brasil. Muito ricas em nutrientes de todo tipo, bastante calóricas e indicadas por suas propriedades a castanha do Pará é cada vez mais populares no mundo inteiro.
 
Propriedades da Castanha do Pará

 Muitas calorias e nutrientes: atenção na hora de consumi-las, já que proporcionam mais de 600 calorias para cada 100 gramas. Além disso, são riquíssimas em nutrientes de todo tipo. Mas, especialmente, são uma ótima fonte de selênio e com uma ou duas por dia, você garante seu sustento desse mineral.


• Ricas em vitamina E e ótimas para a pele: as nozes do Brasil têm um enorme conteúdo de vitamina E, que está associada com a juventude. Por conseguinte, seu consumo é excelente para a pele, combater rugas e mais. É muito normal que seja incluída em alguns tratamentos estéticos de beleza por estas qualidades.

• Boas para o colesterol: ao serem uma fonte de ácidos graxos naturais (cerca de 60% do seu conteúdo pertence a lipídios), são boas para reduzir o colesterol ruim e subir os níveis do bom. As nozes do Brasil são especialmente ricas em ômega 6.

 Ricas em proteínas: sabia que são um dos frutos secos com maior quantidade de proteínas? Se bem que, como foi dito, seu conteúdo de gorduras faz que você não tenha que se exceder com estas nozes.

• Acredita-se que poderiam ser anticancerígenas: estima-se que, por seu conteúdo de selênio, as nozes do Brasil teriam a capacidade de prevenir determinados tipos de câncer. Mas, de qualquer forma, não se deve exagerar no consumo deste mineral, já que um pequeno consumo destas nozes - como se apontou - basta para cobrir as necessidades desta substância.

Comentários