ÓLEOS ESSENCIAIS: PARTE II

FORMAS DE UTILIZAÇÃO
A Aromaterapia, basicamente, procura transmitir toda a energia (a força vital da planta) concentrada nos óleos essenciais. Afinal, esta energia pode atuar positivamente sobre nosso corpo e mente, trazendo bem estar geral e melhorando nossa qualidade de vida. Mas é imprescindível alertar que o tratamento terapêutico utilizando os óleos essenciais deve sempre ser administrado por um profissional da área, capaz de avaliar e acompanhar os aspectos físicos, mentais e emocionais. Neste sentido, os óleos essenciais são comumente empregados de três formas distintas: por inalação, absorção pela pele ou ingestão.

Inalação
É considerada a forma mais segura de utilização dos óleos essenciais. Aqui uma parte do aroma inalado vai para os pulmões via traquéia, penetra nos brônquios, bronquíolos e alvéolos e passa para a corrente sangüínea nas trocas gasosas. Em paralelo, a outra parte do aroma vai ate o cérebro e estimula determinadas áreas do sistema límbico e do hipotálamo, que controlam a maioria das funções vegetativas e endócrinas do corpo. Os óleos essenciais podem ser utilizados para inalação, colocando-se algumas gotas em um lenço, na fronha do travesseiro ou em um difusor de aromas de vela/lâmpada ou elétrico.

Absorção pela pele
Na Aromaterapia a via de administração mais utilizada é a cutânea, pois além da ação farmacológica das substâncias que compõem o óleo, a massagem por si só traz claros benefícios. No entanto, é imprescindível saber fazer a diluição do óleo essencial nos óleos vegetais, também chamados de óleos carreadores (óleo de semente de uva, óleo de girassol, óleo de amêndoa, etc) para se obter uma melhor ação terapêutica. Não se deve utilizar o óleo essencial puro diretamente no corpo.

Uso oral ou ingestão
É a forma de utilização que permite uma ação mais rápida, mas que também oferece maiores riscos de intoxicações, sendo indispensável, nesse caso, a supervisão de um especialista para se evitar efeitos e reações indesejáveis.

PERFIL DOS ÓLEOS ESSENCIAIS
A informação do perfil de cada óleo nos ensina os usos terapêuticos e cosméticos, os aromas e os componentes principais. Esse perfil nos ajuda também a conhecer as partes principais da Aromaterapia. Para mais informações sobre a Aromaterapia (Cursos), click no link http://www.eradourada.com.br/

Citronela - Cymbopogon nardus
É uma erva tropical, cresce junto ao mar e suas melhores variedades vêm do Sri Lanka, Java e Indonésia. O óleo essencial de citronela é eficaz para problemas reumáticos, entorses e dores musculares. Além de ser anti-séptico, germicida, antiespamódico, fungicida, condicionador cutâneo, antiinflamatório, antidepressivo e tônico mental. Grama perene é utilizada também como ótimo repelente de insetos, seguro para a saúde humana e animal. Pode ser usada também para desinfetar ambientes.

Cravo - Eugenia caryophyllata
Seu óleo é obtido a partir da destilação dos botões das flores. É um excelente tônico aromático e afrodisíaco e pode auxiliar no combate da impotência e frigidez. É anti-séptico, estimulante, analgésico e cicatrizante e também é efetivo em casos de diarréia, vômito, espasmos, flatulência, dores de estômago, dispepsia, úlceras e astenia. É ótimo para desinfetar o ambiente durante o período de doenças infecciosas, bem como, um excelente bactericida, aumentando a resistência aos germes, se for vaporizado com freqüência durante o inverno. Pode causar irritações na pele, portanto deve ser sempre diluído e usado com cuidado e moderação quando aplicado sobre a pele.

Eucalipto - Eucalyptus globulus
Há séculos é usado como óleo medicinal. Destilado das folhas da árvore, o Eucalipto é um óleo quente e emana aroma semelhante à cânfora. É muito usado em inalações para aliviar os sintomas da gripe, sinusite e tosse com muco. É também um poderoso anti-séptico, podendo ser utilizado para eliminar germes aéreos, bem como, ajuda a reduzir o inchaço, aliviar dores musculares em reumatismos e artrites.

Gerânio - Pelargonium graveolens
O óleo essencial do gerânio é extraído das flores frescas, caules e folhas deste arbusto perene e tem perfume delicioso. Usado nos tratamentos para celulite e tensão pré-menstrual. Seu óleo regula a produção de óleos da pele. É levemente anti-séptico e suavizador cutâneo. Pode ser utilizado em cortes, escoriações e eczemas. Regula os hormônios, aliviando os efeitos da menopausa.

Continue acompanhando novas informações sobre os óleos essenciais nos próximos meses.

Comentários