FARINHA DE BANANA VERDE


Fonte de fibras, vitaminas C e do complexo B e minerais como o magnésio e potássio, a banana é um alimento indispensável para quem quer manter o corpo sábio – e esbelto. Essa fruta é excelente opção para quem malha, quem sofre com problemas digestivos, vítimas da tensão pré-menstrual, assim como aqueles que têm cãimbras.
 
Para obter esses ganhos todos é preciso consumir a fruta ainda no processo de maturação, ou seja, verde. É nessa etapa que ela está rica em amido resistente, um tipo de carboidrato que possui comportamento fisiológico semelhante ao da fibra solúvel, pois não sofre degradação no intestino delgado.

“O amido resistente consegue passar por todo processo de digestão sem sofrer hidrólise (quebra enzimática), isso proporciona benefícios para o organismo, como controle da glicemia e maior sensação de saciedade”, afirma a nutricionista consultora da Nutricêutica Alimentos Funcionais.

Para que se chegasse à fórmula ideal de consumo da banana – solução interessantíssima para quem não se vê comendo uma fruta verde –, esse alimento passou por diversos testes no laboratório de química e bioquímica do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Os pesquisadores desenvolveram então a farinha de banana verde, que é comercializada a cerca de dois anos, em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

A Nutricionista esclarece que o amido resistente presente no alimento não sofre digestão nem absorção, comportando-se como se fosse uma fibra solúvel e por isso ele gera uma maior sensação de saciedade, além de ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, não causando grandes picos de glicose e consequentemente, grande carga de insulina.

A farinha de banana verde é prática e como possui sabor neutro, pode ser utilizada em diversas preparações como substituta à farinha de trigo, e também adicionada diretamente em alimentos como sucos, saladas de frutas, iogurtes e até mesmo diretamente em um copo de água.
 
Sugestão de Consumo
A recomendação diária de consumo são 20 gramas, o que equivale a 2 colheres (sopa) da farinha de banana verde ao dia. O ideal é que essas porções sejam incluídas no almoço e no jantar. A farinha ainda pode ser diluída em água e bebida duas vezes ao dia nas quantidades descritas acima.

Comentários