CÁSCARA SAGRADA

A Cáscara Sagrada (Rhamnus purshiana) é uma erva medicinal, de origem da floresta de coníferas da região norte-americana conhecida como Oregon. Tem atributos laxativos devido aos compostos antraquinônicos presentes em sua planta, devido a esta razão é recomendada nos casos de constipação intestinal.
 
A casca exterior da planta denominada botanicamente por Rhamnus purshiana é popular em vários países como Cáscara Sagrada e é possivelmente uma das plantas medicinais mais conhecidas na América, sendo que o seu uso curativo seja utilizado há muitos anos na Europa e em outras regiões do mundo.
 
A Cáscara Sagrada tem diversas recomendações terapêuticas, algumas delas são: obstipação crônica, discinésia biliar, colecistite crônica, litíase biliar e meteorismo. A sua ação antiobstipante que esta erva é conhecida há muitos anos por povos de várias civilizações, o que preenche a sua segurança de uso. Entre os benefícios da utilização da Cáscara Sagrada destaca-se a vantagem de não induzir habituação, e ação de reeducação intestinal, e que é obtida sem efeitos acessórios; diarréias, dores abdominais e cólicas. Os fundamentais princípios ativos da planta são antraquinonas glicosiladas, entre os quais a Emodina, Frangulina e os Cascarósidos.
 
As principais ações medicinais da Cáscara Sagrada são: estimulação e ação peristáltica do cólon estimulam a produção de secreções digestivas em vários órgãos do aparelho digestivo, e ajuda a dissolver os cálculos biliares. Como prevenção no uso de laxantes, a utilização da Cáscara Sagrada não está recomendada em situações de dores abdominais, vômitos, obstrução intestinal, apendicite e doenças inflamatórias do cólon, crianças com menos de 10 anos, e em casos de desidratação grave.

Comentários