LENTILHA: A SORTE É TODA SUA

Pesquisas apontam que lentilha teve origem na Ásia central e o seu consumo remonta há cerca de 8000 anos, pois foi um dos primeiros alimentos a ser cultivado na pré-história. Atualmente, os principais produtores desta leguminosa, a nível mundial, são a Índia, Turquia, Canadá, China e Síria.
A lentilha é um tipo de “feijão”, no entanto possui propriedades que fazem desta leguminosa essencial para quem deseja ter uma vida saudável. Alimento pequeno, mas com grande densidade e qualidade nutricional. É rica em vitamina A, tiamina (B1), riboflavina (B2) e sais minerais, particularmente em cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco, enxofre e contém 22 a 25% de proteínas.
Fornece quantidade considerável de fibra solúvel e insolúvel, a primeira em especial, apresenta uma ação benéfica na redução do colesterol plasmático e na regulação dos níveis de açúcar no sangue. A fibra insolúvel contribui para aumentar o bolo fecal, prevenindo a constipação e patologias digestivas como síndrome do cólon irritável e diverticulose.
Desta forma, a ingestão regular de alimentos ricos em fibra, como as lentilhas, melhora consideravelmente função digestiva e cardiovascular.

Comentários