LINHAÇA DOURADA

A linhaça dourada é comum em regiões onde o clima é mais frio, como o Canadá ou o Norte dos Estados Unidos, e tem um sabor mais suave. Já a marrom tem origem mediterrânea, mas as propriedades nutricionais são bem parecidas.

Além de ser uma ótima fonte de proteínas, minerais e vitaminas, o consumo da linhaça dourada eleva a defesa do organismo e suas propriedades antioxidantes reduzem o ritmo do envelhecimento das células. Por ser rica em fibras, ela colabora para o bom funcionamento do intestino, ajuda na redução do colesterol ruim e auxilia no emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade.

A linhaça dourada é fonte natural dos ômegas 3, 6 e 9 também encontrados em peixes como o salmão, que fortalecem os sistemas imunológico e nervoso, entre outros benefícios.  E tem mais: são aproximadamente 30 componentes anticancerígenos, sendo a lignina o principal deles. Ela ajuda a prevenir a formação de tumores como o de mama, de colo do útero e até mesmo de próstata.

O consumo contínuo da semente diminui as inflamações e, por isso, ela é indicada para quem tem gastrite, artrite e hepatite. Auxilia também o bom funcionamento do sistema cardiovascular e ajuda a regular a pressão sanguínea.

Os rins também são beneficiados. A linhaça dourada evita a retenção de líquidos e outros possíveis problemas renais, além de controlar os níveis de açúcar no sangue, o que é ótimo para os diabéticos. A semente possui também a isoflavona, que colabora para mulheres que sofrem com a TPM e com a menopausa
 
Sugestão de Consumo
O ideal é consumir de 1 a 2 colheres de sopa por dia. Ela deve ser triturada levemente no processador ou no liquidificador antes do consumo para trazer mais benefícios, pois o aparelho digestivo tem dificuldade de processar a semente da linhaça. Depois de triturada, é importante armazenar na geladeira em um pote escuro por até 5 dias.

A linhaça pode ser inclusa em saladas, vitaminas, iogurtes, sucos, bolo, pães, etc. Vale toda a criatividade na hora de consumir.

Fonte: Universo Jatoba

Comentários