CENTEIO E SEUS BENEFÍCIOS


O centeio é um cereal, conhecido cientificamente como Secale cereale, que se parece com o trigo e a cevada. Cultivado principalmente nas regiões de clima frio, no Brasil, a região Sul tem a maior área de cultivo desse alimento. Ele pode ser encontrado em forma de grão integral ou partido; em farinha ou flocos, sendo o último semelhante aos flocos de aveia. Sua cor varia do castanho amarelado a um verde acinzentado.

Rico em fibras, carboidratos complexos, minerais como: selênio, zinco fósforo, potássio, ferro, magnésio, proteínas e vitamina A, E e do complexo B, é o ingrediente principal no tradicional pão de centeio e pão preto, além de ser amplamente utilizado na produção de bebidas alcoólicas, como cerveja, vodka e alguns tipos de whisky.

Desde a antiguidade, o cereal era cultivado por diversos povos escandinavos, que o consideravam uma das bases da alimentação popular, juntamente com o trigo. Com o passar dos anos, os benefícios do centeio foram sendo estudados e comprovados, fazendo com que o alimento ganhasse destaque e se tornasse um elemento importante para a dieta humana.

Benefícios do Centeio

Ajuda no controle do colesterol - devido a grande quantidade de fibras insolúveis que  podem retardar a absorção de alguns nutrientes. Tal fato pode ser observado na taxa de absorção carboidratos, que por sua vez leva à diminuição da resposta de insulina. Sabe-se que a insulina é uma das estimuladoras da síntese de colesterol. Assim, a fibra solúvel estaria mais uma vez contribuindo para a diminuição da taxa de colesterol e afastando o risco das doenças cardiovasculares.

Arteriosclerose e Afecções coronárias -  proporciona elasticidade às paredes arteriais, fluidifica o sangue e favorece a circulação.

Auxilia na prevenção do diabéticos -  devido ao seu moderado índice glicêmico (IG), ou seja, a sua capacidade de liberar açúcar no sangue de forma mais lenta, faz com que o organismo metabolize a glicose (os níveis de açúcar) mais lentamente, favorecendo a prevenção do diabetes

• Menopausa - eficaz  no combate aos sintomas da menopausa porque contém um tipo de lignana que tem atividade fitoestrogénica. No organismo, os fitoestrogénios atuam de certa forma como os estrogénios naturais e, embora o seu efeito seja muito mais fraco, podem ajudar a normalizar a actividade estrogênica.

• Prisão de ventre -  a riqueza em fibra celulósica, na maioria insolúvel, faz o centeio extremamente útil na dieta dos que sofrem de constipação.

• Perda de Peso - A fibra do centeio é muito rica em polissacarídeos não amiláceos, que possuem uma elevada capacidade de ligação com a água e que dão rapidamente uma sensação de plenitude e saciedade.

• Prevenção de Cancro do Cólon - reduz a concentração de ácidos biliares litocólico e desoxicólico no intestino. Esses ácidos, que se eliminam com a bílis, atuam como cancerígenos sobre a mucosa intestinal, e também potencializam a ação de outros indutores do câncer que possa haver no intestino, procedentes especialmente da carne.

Comentários