ÓLEOS VEGETAIS

O óleo vegetal é uma gordura extraída de plantas formada por triglicerídeo. Geralmente extraído das sementes das plantas. Substância biocompatível. Apesar de, em princípio, outras partes da planta poderem ser utilizadas na extração de óleo, na prática este é extraído na sua maioria (quase exclusivamente) das sementes.
 
Óleo de Amêndoa - é rico em proteínas de ácido oléico, excelente hidratante e emoliente, proporciona extraordinária maciez à pele seca protegendo os tecidos. É um excelente auxiliar no tratamento anti rugas, como óleo pós sol atuando como revitalizante, devolvendo a elasticidade da pele. Indicado também para peles sensíveis e delicadas de recém nascidos e idosos, devido à alta concentração de vitaminas A, B1, B2 e B6. É muito utilizado na prevenção de estrias em grávidas, podendo ser utilizado na hidratação diária da pele. É um dos óleos mais conhecidos e utilizados em todo mundo.
 
Óleo de Castanha do Pará - é proveniente da região amazônica, este óleo ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, tornando-a mais macia e suave. Excelente para evitar o aparecimento de estrias. Atua na renovação celular. É emoliente e lubrificante, proporciona hidratação profunda e impede a evaporação de água da pele. Ótimo para tratar cabelos secos, deixando-os sedosos e com brilho. O uso frequente deste óleo intensifica a cor dos cabelos pretos.
 
Óleo de Germe de Trigo - é rico em vitamina E, com propriedades antioxidantes, é um grande aliado no combate aos efeitos nocivos dos radicais livres na pele, retardando o envelhecimento e devolvendo a vitalidade. É altamente nutritivo, sendo indicado para peles com problemas tais como: eczemas, rachaduras, psoríase etc. Fortalece os vasos sangüineos evitando a ocorrência de varizes. Tem efeito equilibrante sobre o sistema reprodutivo feminino; nesse caso podendo ser usado em massagens circulares no ventre.
 
Óleo de Girassol - rico em Ômega 6, é excelente para pele seca ou áspera. Hidrata e regenera os tecidos. Com alto teor de vitamina E, previne o envelhecimento e possui ação antioxidante. Ótimo deslizante em massagens formando uma camada protetora na pele. Pode ser usado em crianças e bebês com pele sensível para hidratar. Evita o ressecamento do cabelo e as pontas duplas, hidrata, amacia e dá brilho.
 
Óleo de Semente de Uva -  é finíssimo e com alto poder de penetração na pele, é ideal para ser usado juntamente com óleos essenciais em massagens. É leve e quase sem odor. Tonificante e revitalizante da pele. Previne estrias devido à alta concentração de alfa tocoferol. Já os ácidos linoleico e palmítico são os responsáveis pela regeneração e manutenção do tecido cutâneo revitalizando-o. Pode ser usado diariamente como óleo pós banho, em massagens, e também na pele facial (mesmo em peles com acne).
 
Óleo de Andiroba - originário do norte do Brasil é excelente auxiliar no processo de regeneração da pele. Ajuda a prevenir celulite, artrite, reumatismo, contusões e problemas musculares. Bom para picadas de insetos, feridas, espinhas. Amacia e hidrata a pele, além de ser anti-séptico e aliviar dores. É utilizado como repelente e para combater piolhos. Em temperaturas frias o óleo de Andiroba adquire uma textura cremosa. Aquecida em banho-maria retorna à sua forma liquida.
 
Óleo de Buriti - é comum nas savanas e sertões do Brasil, é a mais alta e elegante das nossas palmeiras podendo chegar a 35m de altura. Buriti significa, em tupi-guarani, "aquele quem contém água". Atua principalmente como antioxidante. É excelente para fortalecer a pele, devolvendo-lhe vitalidade, brilho e maciez. Ajuda a proteger as células e possui efeito cicatrizante. É também um vermífugo poderoso. Filtra e absorve raios ultravioleta atuando como protetor solar. O Buriti é considerado pelos nativos como árvore da vida.
 
Óleo de Gergelim - é um dos óleos mais populares no Oriente e indispensável nos tratamentos da medicina Ayurveda. O óleo de Gergelim é rico em vitamina E, e possui forte poder antioxidante combatendo os radicais livres. A vitamina T, contida no óleo, auxilia os processos de regeneração da pele. Nutre os cabelos. Na massagem, aquece e energiza o corpo.
 
Óleo de Copaíba - o gênero Copaifera possui 28 espécies catalogadas, das quais 16 são endêmicas do Brasil.  O Bálsamo extraído de seu tronco, é um poderoso remédio muito conhecido pelos índios da Amazônia há mais de 500 anos. Sua eficácia como anti-inflamatório e antibiótico têm sido comprovada por meio de muitas pesquisas ao longo dos anos, bem como sua notável atuação como antisséptico, expectorante, cicatrizante, carminativo, laxativo, diurético, antimicótico, vermífugo e antitumoral.
 
Óleo de Sucupira - a sucupira é uma árvore de porte médio, muito florida e ornamental. Seus frutos são em forma de vagem pequena e contêm mais de uma semente. O Sucupira ocorre nas regiões do Cerrado Brasileiro, Norte, Nordeste e Centro-oeste. Seu nome deriva do tupi, e significa “casca saliente”. Para extração de 1 litro de óleo são necessários aproximadamente 30kg de sementes. Excelente  antioxidante, anti-inflamatório e analgésico, possui ótima atuação no combate a doenças ósseas, articulares, de cartilagem, musculares e reumáticas em geral.
 
Fonte: Phytoterapica.com.br

Comentários