SEMENTE DE ABÓBORA: BENEFÍCIOS

Poucas pessoas sabem, mas o uso das sementes de abóbora data do século XVII e é um grão aliado à manutenção da nossa saúde. è uma rica fonte de proteínas, ácidos graxos mono (Ômega 9) e poliinsaturados (Ômega 3 e 6), elevado teor de fibras e de minerais como: zinco, ferro, magnésio, potássio e vitaminas E, A e do complexo B.

Benefícios da Semente de Abóbora

Saúde do coração: a semente de abóbora possui um óleo rico em ácidos graxos misturados, reconhecidos como benéficos ao sistema cardiovascular. Se consumida diariamente, se torna um redutor das taxas de colesterol e triglicérides. As vitaminas A, B1, B2, E, niacina, ácido fólico e os minerais como: zinco, ferro, magnésio, potássio, manganês, selênio e cálcio estendem seu pacote de benefícios ao coração.

Sistema imunológico: o consumo de semente de abóbora ajuda a fortalecer o sistema imunológico, uma vez que é fonte de zinco, mineral necessário para a diferenciação das células do sistema imunológico.

Pele bonita e olhos saudáveis: rica em vitamina E, possui ação antioxidante – que ajuda no combate ao envelhecimento precoce da pele, bem como das células de todo o nosso organismo. Fonte de vitamina A, contribui para a saúde dos olhos, prevenindo doenças como a degeneração macular.

Combate à depressão: as sementes de abóbora são fontes de triptofano, aminoácido precursor da serotonina - hormônio relacionado ao bem estar. Seu consumo está relacionado com a melhora do humor e depressão.

Funcionamento do intestino: devido ao elevado teor de fibras, é indicada para prevenção e tratamento da constipação intestinal. Além disso, previne doenças intestinais, pois diminui o contato das substâncias tóxicas que existem no intestino, varrendo e eliminando essas substâncias. As sementes de abóbora também têm ação vermífuga devido ao princípio ativo cucurbitacina.

Prevenção de problemas da próstata e urinários: O consumo da semente de abóbora melhora os músculos da bexiga, descongestionando a próstata, por conta de seus lipídios e da grande concentração de zinco. Devido à presença da cucurbitacina, que lhe confere propriedades antiinflamatórias, já é considerada um dos melhores tratamentos naturais na prevenção de problemas da próstata e urinários.

Com todos esses benefícios, a semente de abóbora não pode ficar de fora da sua alimentação. 

Comentários