ALFARROBA E SEUS BENEFÍCIOS

A  alfarroba (Ceratonia siliqua L.) é uma leguminosa tropical que se desenvolve em lugares secos. Suas vagens após secagem, trituração e torrefação dão origem ao pó ou farinha de alfarroba, que possui cor e aroma similares ao cacau.

Ela contém baixo teor de metilxantinas (cafeína, teobromina e teofilina), estimulantes que em grandes quantidades são responsáveis por efeitos fisiológicos adversos, como o aumento da estimulação do sistema nervoso, insônia, ansiedade e irritação.

A farinha é rica em fibras (pectina) que auxiliam na motilidade intestinal e, além disso, a alfarroba é pobre em gorduras (0,7%).

Estudos identificaram 41 compostos fenólicos na alfarroba e afirmam que a mesma pode apresentar alta capacidade antioxidante. Além disso é rica em vitaminas e minerais como:

• Betacaroteno: atua na saúde da pele, dos olhos e das mucosas, aumenta a resistência a agentes infecciosos;
• Vitamina B1: favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro, equilibra o sistema nervoso e assegura o crescimento normal de crianças;
• Vitamina B2: benefícios para a visão e diminuição do cansaço ocular, mantém a saúde da pele, unhas, cabelos e mucosas;
• Niacina: auxilia na produção de hormônios sexuais e auxilia no processo digestivo;
• Cálcio: atua na formação de ossos e dentes e na condução de impulsos nervosos;
• Ferro: importante para a formação de hemoglobina no sangue e oxigenação das células.

Além dessas propriedades, não possui potencial alergênico. Porém se consumida em grande quantidade, como possui alta concentração de taninos, levaria a sensação de adstringência e poderia impedir a absorção de proteínas consumidas pela dieta.

Pode ser utilizada em preparações de mingaus, bolos e tortas, além de poder ser consumida na forma de chocolate (chocolate de alfarroba).

Comentários

  1. Olá
    Vou levar essas informações para meu blog e divulgar.
    www.cafeecetim.blogspot.com

    Um abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário