ÓLEOS QUE EMAGRECEM

Está comprovado: os óleos funcionais, fonte de gordura do bem, eles são grandes aliados à saúde. Ricos em antioxidantes ajudam a fortalecer o sistema cardiovascular, imunológico e, claro, dão aquela força na perda de peso Os óleos vegetais funcionais são compostos por ácidos graxos essenciais (AGEs) como os ômega 3, 6 e 9, que não podem ser fabricados pelo organismo, sendo necessário sua obtenção por meio da alimentação. É bom considerar que qualquer óleo ou gordura têm a mesma quantidade de calorias, ou seja, 9 por grama. Mas o que vai diferenciar os seus benefícios são as propriedades, que no caso dos óleos vegetais, que não têm colesterol, são monoinsaturados, seguros para o coração e se usados moderadamente melhoram saciedade, levando ao emagrecimento.
 
Outro fator nutricional importante a ser lembrado é o equilíbrio dos ômegas no nosso organismo. Quem consome muito mais alimentos com ômega 6 e nada de ômega 3 tem mais chance de desenvolver gordura abdominal e inflamações. O equilíbrio ao se introduzir ômega 3 na dieta é que leva à perda abdominal e melhora inflamações subclínicas. Confira alguns exemplos:
 
1. Óleo de Linhaça
Rico em ácidos graxos que estimulam a saciedade, o óleo da semente de linhaça auxilia na redução do colesterol ruim, o LDL. Ele diminui o colesterol total e o mau colesterol, protege de doenças cardiovasculares e doenças cancerígenas na mama e próstata. Outro benefício do consumo deste óleo é a prevenção dos sintomas da menopausa.

2. Óleo de Coco
O óleo de coco é antioxidante, retarda o envelhecimento, previne doenças como o câncer e reduz as taxas de colesterol sanguíneo. Ele promove também saciedade ao corpo e sua gordura é rapidamente digerida, absorvida e transportada para o fígado, onde é transformada em energia, aumentando gasto energético. Seus efeitos também são sentidos no sistema imunológico do corpo, já que cerca de 50% da gordura do coco é composta por ácido láurico (ácido graxo), de ação antibacteriana, antifúngica, antiviral e antiprotozoária.

Além da ingestão, esse óleo também pode ser utilizado com finalidades cosméticas como hidratante, melhorando a elasticidade e garantindo uma aparência mais jovem e sadia à pele. É ideal para a prevenção de estrias que podem ocorrer durante a gestação.

3. Óleo de Cártamo
O óleo de cártamo proporciona aumento de massa magra, redução da aterosclerose, potencialização da mineralização óssea, fortalecimento da imunidade e diminuição das concentrações de LDL ("mau colesterol") no sangue. Antioxidante natural possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, auxiliando assim no controle da obesidade.
 
4. Óleo de Gergelim
O óleo de gergelim é fonte de ácidos graxos insaturados, oléico ou ômega 9, linoléico ou ômega 6 e alfa-linolênico. Entre os constituintes menores do óleo de gergelim, encontram-se a sesamina, a sesamolina e o sesamol, que possuem importante ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce. Por possuir todos os tocoferóis (alfa, beta, gama e delta) em sua composição natural, é antioxidante natural e protege as células contra a ação dos radicais livres. Outra vantagem é que ele possui níveis elevados de vitamina E que alivia os sintomas da TPM.
 
5. Óleo de Semente de Abóbora
O óleo de semente de abóbora possui propriedades antioxidantes por ser abundante em vitamina E, alfa-tocoferol e gama-tocoferol. É também fonte de Vitamina A e complexo B, minerais como cálcio, ferro, potássio, fósforo e selênio, além de ácidos graxos ômega 6. Carotenóides tais como alfacaroteno e betacaroteno que são poderosos antioxidantes. Ele pode prevenir câncer de próstata, inibir a inflamação ou o crescimento do tecido prostático e é utilizado pela medicina popular também como diurético e vermífugo.
 
6. Óleo de Amêndoa
Rico em ácido oléico ou ômega 9, ácido linoléico ou ômega 6, ácido palmítico, ferro, cálcio e fósforo é a garantia de um excelente funcionamento do organismo. O óleo de amêndoas é muito utilizado no preparo de licores e produtos de confeitaria e receitas culinárias, bem como em saladas e refogados. Seu uso cosmético amacia e tonifica a pele, alivia coceira e possui propriedades rejuvenescedoras, regeneradoras, hidratantes e nutritivas. Existem dois tipos de Amêndoa: a doce e a amarga. Apenas a doce é indicada como alimento, pois a amarga contém ácido cianídrico, que é uma substância que pode causar intoxicação.
 
7. Óleo de Girassol
É um óleo de alto valor nutritivo e se difere dos outros óleos vegetais por seu teor de ácidos graxos insaturados (oléico, linolênico e principalmente o linoléico), que ajudam a eliminar o excesso de colesterol do organismo. Esta característica garante ao óleo de girassol propriedade reguladora em doenças cardíacas. Ele também tem ação emoliente e auxilia na cicatrização.
 
8. Óleo de Macadâmia
É o único óleo vegetal que contém grande quantidade de ácido palmitoléico, um ácido graxo monoinsaturado. Em sua composição é possível encontrar ômega 9 e ômega 7, que reduzem os efeitos do envelhecimento precoce. O ácido palmitoléico (ômega 7) pode ser encontrado na secreção sebácea natural da pele, principalmente nos bebês, crianças e adolescentes, mas à medida que ocorre o envelhecimento, a quantidade desse ácido graxo na pele diminui.
 
Os óleos funcionais só têm um resultado efetivo se incluído a  prática de exercício físico regularmente e de uma alimentação equilibrada. A conjugação destes três fatores é o segredo para conseguir perder peso de uma forma saudável, não colocando a saúde em risco. Apenas com a utilização dos óleos o resultado não será tão eficaz, ficando assim o processo incompleto.

Sugestão de Consumo
Recomenda-se a ingestão de apenas duas colheres de sopa ao dia de óleo funcional. Os óleos podem ser utilizados puro, em saladas, peixes, bolos, etc. Usados na medida correta, esses produtos auxiliam não apenas no emagrecimento, mas também na melhoria da qualidade de vida.

Comentários