AMENDOIM: MAIS QUE SABOR, SAÚDE

O amendoim é uma semente oleaginosa de uma planta da família Fabaceae, a Arachis hypogaea L.. O amendoim é uma planta originária da América do Sul: Brasil e países fronteiriços como Paraguai, Bolívia e norte da Argentina. A difusão do amendoim se deu pelos indígenas ao migrarem para as diversas regiões da América Latina, América Central e México. No século XVIII chegou na Europa. No século XIX difundiu-se do Brasil para a África e do Peru para as Filipinas, China, Japão e Índia.
 
Componentes e Seus Benefícios
 
Ácido fólico: essencial para a formação correta do sistema nervoso do feto.

Ácido graxo monoinsaturado: conhecido como gordura do bem, contribui para diminuir a oxidação, aumentar a captação do colesterol ruim (LDL) pelo fígado e elevar as taxas do colesterol bom (HDL). LDL em excesso provoca aumento da deposição de placas de gordura nas artérias, impedindo o fluxo sanguíneo. Já o HDL tem a função de transportar o colesterol dos tecidos para o fígado. Esse processo é fundamental para evitar doenças cardiovasculares, como a aterosclerose (entupimento das artérias). esmo com alto valor calórico, o amendoim não contém colesterol por ser de origem vegetal.

Cálcio: fortalece a estrutura óssea e previne osteoporose. Deve ser sempre consumido em conjunto com o magnésio.

Ferro: fundamental na dieta das gestantes, pois ajuda no crescimento do feto e na formação do sistema nervoso do bebê, além de reduzir infecções comuns na gravidez. Também é extremamente importante ao longo da vida toda: é parte das células vermelhas e sua carência é diagnosticada como anemia.

Fibra alimentar: proporciona saciedade e ajuda no emagrecimento.

Fósforo e potássio: são aliados dos adeptos de atividade física: ajudam a afastar a fadiga e dar pique. O fósforo auxilia na formação dos ossos e é fundamental na constituição do rim. O potássio melhora a contração muscular.

Gordura: é fonte concentrada de energia. Serve de transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis (insolúveis em água). Além disso, é precursora de diversos hormônios e protege as membranas celulares.

Gordura monoinsaturada: contribui para a eliminação de peso. Mantém o nível de açúcar no sangue estável e ativa o metabolismo da queima de gordura. Além disso, converte os estoques de gordura corporal em energia.

Magnésio: importante para circulação, fortalecimento dos músculos e cicatrizações. Essencial para o sistema nervoso. Ajuda a manter o estresse longe.

Ômega 3: reduz moderadamente os níveis de triglicérides no sangue e a pressão arterial. Igual ao Omega-6, previne o envelhecimento por funcionar como renovador celular.

Ômega 6: r
enovador celular, previne o envelhecimento precoce.

Selênio: eficaz na redução do estresse celular, físico e emocional.

Vitamina E: nutriente famoso pela ação antioxidante, ou seja, combate ao excesso de radicais livres e prevenção de tumores. Aumenta a resistência dos músculos ao reduzir dores, e preserva o sistema imunológico.

Vitaminas do complexo B: essenciais ao sistema nervoso. Auxiliam na digestão e afastam o mau-humor por ajudar na formação de neurotransmissores como a serotonina – sinônimo de bem-estar.
 
Sugestão de Consumo
Cuidado, o amendoim é altamente, cada 100g contém 600kcal, sendo assim recomenda-se o consumo máximo de 30 e 40 gramas ao dia, o equivalente à palma da mão cheia, de preferência no lanche da tarde. Pode ser consumido cru ou torrado, puro ou em vitaminas, paçoca, bolos, sorvete, biscoitos, etc.

Comentários