QUINUA: BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

A quinua é um grão consumido pela população andina da Bolívia há mais de 500 anos e foi considerado pela FAO (Food And Agriculture Organization) como o alimento de origem vegetal mais completo do planeta.


É uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico, a sua combinação de aminoácidos é semelhante aos da dupla arroz e feijão. Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes entre eles a lisina e a metionina, o que tornam a proteína da quinua completa e de boa absorção.

A quinua é uma ótima fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que demora mais tempo para ser transformado em açúcar, evitando a produção de insulina em excesso, reduzindo o estoque de gordurinhas. Contém vitaminas A, E, do complexo B, sais minerais como: ferro, cálcio, magnésio, potássio, zinco e manganês, ácidos graxos ômega 3 e 6, gorduras que combatem o colesterol ruim e previnem doenças cardíacas, bem como, possui fitoestrógenos, substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

Benefícios da Quinua
  • Acelera o metabolismo e consequentemente, queima mais caloria
  • Auxilia na prevenção de enfermidades crônicas, como osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações femininas decorrentes da carência de estrógenos na menopausa
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Ajuda a combater anemias, problemas urinários e doenças do fígado
  • Regula as funções cardiovasculares
  • Auxilia a recuperação das fibras musculares
  • É útil para as crianças, pois contém lisina, um componente relacionado ao desenvolvimento da inteligência, da rapidez de reflexos e de outras funções como a memória e a aprendizagem.
A quinua também é considerada muito calórica. Cada 100 gramas correspondem em média 350 calorias. Por isso, deve ser utilizada de forma controlada. Pode ser encontrada na forma de grãos, farinha e flocos. Não contém glúten (proteína encontrada no trigo), sendo, portanto, uma ótima alternativa na alimentação dos celíacos (pessoas com intolerância ou alergia ao glúten).

• Grão: no Brasil circulam aqueles de coloração amarelada. Mas existem variações de tons vermelho e preto. Deve ser colocado em uma panela com água fervente, sal e cozinhar por quinze minutos. Proporção de 2 ½ xícaras (chá) de água para 1 xícara (chá) de quinua. Conservar em geladeira por até três dias. A quinua dessa maneira pode ser utilizada em cozidos, sopas, saladas, tortas, refogados, quibe, etc.

Flocos: é usado como os flocos de aveia – em salada de frutas, vitaminas, iogurtes e até polvilhado em sopas.

Farinha: pode entrar na lista de ingredientes de pães, massas, bolos, tortas, etc. ou adicionada à salada ou ao suco. Mas cuidado com os excessos: seu sabor residual costuma ser forte. Utilize 20% do farináceo da receita original e apenas complete com a farinha de quinua.

Comentários