FARELO DE AVEIA E SEUS BENEFÍCIOS

Farelo é o revestimento externo dos grãos dos cereais que são removidos quando passam pelo processo de refinação.

O farelo de aveia é portanto a película externa que reveste o grão de aveia. É esta capa exterior que concentra toda a sua riqueza em fibra solúvel e insolúvel, vitaminas, minerais como: magnésio, selênio, cobre e manganês e enzimas.

Graças às suas fibras solúveis, chamadas ß-glucanas, o farelo de aveia: é saciante e “rouba” calorias

O farelo de aveia quando ingerido é impregnado de saliva e chega ao estômago onde começa a aumentar de volume. Uma colher de sopa de farelo de aveia absorve até 25 vezes o seu volume em água, gerando assim a sensação de estômago cheio, diminuindo portanto a fome e prolongando a sensação de saciedade por muito mais tempo. Essa saciedade leva também à redução da ingestão de outros alimentos nas horas posteriores.

Além disso, o farelo de aveia  impede que parte da gordura e açúcares ingeridos com os alimentos sejam assimilados no estômago, reduzindo os níveis de colesterol  e açúcar no sangue

O farelo de aveia é um alimento que combina bem com uma grande variedade de receitas, podendo ser adicionado à massa de pão ou pizza, a bolos, panquecas tanto doces como salgadas. Porém a maneira mais simples e prática de tomar é adicioná-lo ao iogurte, aos cereais, ao queijo fresco batido, as sopas, saladas… É necessário ingerir muita água para potencializar os benefícios do farelo de aveia e evitar problemas digestivos.

Apesar de todos os benefícios que o consumo de farelo de aveia proporciona ao corpo, devemos ter em conta algumas precauções:

Tomar uma quantidade excessiva pode provocar problemas intestinais: diarreias, gases, flatulências e inchaço na barriga.

Além disso ingerir muita fibra pode dificultar a absorção de alguns nutrientes como o ferro, zinco e outros minerais importantes. É recomendado não exceder as 2 colheres de sopa diariamente.

Comentários