GERGELIM E SEUS BENEFÍCIOS


Esta pequena semente de sabor requintado e especial possui elevado valor nutricional, em virtude das quantidades significativas de vitaminas, principalmente as do complexo B, vitamina E e minerais como: cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, sódio, zinco e selênio. Elas contém um poderoso antioxidante (chamados “lignans” em inglês), que também é anticancerígeno e ainda contém fito esteróis, que bloqueiam a produção de colesterol.
 
O gergelim é uma excelente fonte de proteínas, rico em gorduras do bem (gorduras monoinsaturadas) e com grande concentração de fibras. É indicado no controle da glicemia (açúcar no sangue) e apresenta grande quantidade de cálcio, ajudando no controle da massa corporal gorda.

Ele também lubrifica os intestinos em função da presença do ácido linol presente na casca do gergelim, aumentando o peristaltismo intestinal, o trânsito do bolo intestinal. Também evita e trata a prisão de ventre e hemorroidas.
Podemos destacar ainda como benefício do consumo do gergelim: fortalece os tendões e os ossos, tonifica o fígado e os rins, combate dores lombares e de joelhos, reumatismo, evita a queda e branqueamento precoce dos cabelos, melhora a elasticidade da pele e previne a flacidez.

A semente de gergelim pode ter a coloração, preta, bege ou branca, sendo que a preta possui maior quantidade de cálcio e vitamina A. Pode ser encontrado com ou sem casca e torrado, e neste caso o valor nutricional varia muito pouco não interferindo na escolha.
O consumo máximo diário recomendado é de 1 colher de sopa (15g) devido ao seu valor calórico (95kcal).

Comentários