ANIS ESTRELADO

Sua origem é tida como chinesa. Lord Cavendish foi o primeiro a conhecê-la na China, no século XIX, e quem o introduziu na Europa.
O anis estrelado é uma árvore que pode chegar a até 10 metros de altura produzindo pequenas flores amarelas. Suas folhas são largas e de verde muito intenso, e o que mais caracteriza esta planta são seus frutos na forma de estrela, sendo que no interior de cada “ponta” existe uma semente. Esta árvore pode produzir até 4.000 frutos por colheita, de coloração marrom e aroma característico.
O anis estrelado não é cultivado em nosso território, sendo importado principalmente da Europa.  Atualmente, esta planta tem sido alvo de um enorme interesse econômico e científico. A sua utilização como matéria-prima do famoso antiviral Tamiflu, utilizado para combater o vírus da gripe H1N1 fez com que o seu preço disparasse.
A sua utilização medicinal, porém, remonta há séculos, na etnomedicina tem sido utilizado para tratar problemas de falta de apetite, dispepsias hiposecretoras, gastrites, enterites, flatulência, espasmos gastrointestinais, tosse, bronquite e dores de cabeça. Topicamente é usado em micoses.

Comentários