ÓLEO DE ALHO E SEUS BENEFÍCIOS

O alho é uma planta milenar cuja origem se perdeu no tempo. Acredita-se que seja originária da Sicília ou da Ásia ocidental. Os babilônios o utilizavam contra enfermidades do aparelho respiratório, amebas e vermes, afecções cutâneas, inclusive a lepra. Os hebreus o tinham como um vegetal milagroso. Na pirâmide de Quéops encontraram-se registros do alho fazendo parte da alimentação diária dos escravos, pois lhes aumentava a força e a resistência.

Nas duas guerras mundiais, o alho funcionou como antibiótico, tal qual ao longo da história da humanidade. Hoje, as pesquisas científicas confirmam suas propriedades fungicidas e bactericidas em relação a mais de 60 diferentes tipos de fungos e 20 tipos de bactérias.

O alho possui vitaminas A1, B2, B6 e C, aminoácidos, antioxidantes, sais minerais (ferro, silício, selênio e zinco), enzimas e diversos compostos biologicamente ativos, como a alicina. O Óleo de Alho apresenta-se como um óleo límpido, de cor amarelo claro, com odor e sabor característicos.

Benefícios do Óleo de Alho

O óleo de alho atua como coadjuvante no tratamento da hipertensão arterial leve, auxilia na redução dos níveis de colesterol e na prevenção de doenças ateroscleróticas. É um antisséptico das vias respiratórias e um grande auxiliar no tratamento e prevenção de gripes e resfriados, auxilia no tratamento de bronquites e combate vermes e lombrigas. O óleo de alho também promove a desintoxicação do fígado e a eliminação dos agentes cancerígenos, embora sua propriedade anticancerígena em relação ao câncer do cólon, estômago, esôfago, mama e pele também sejam atribuídos à sua grande concentração de bioflavonóides. O alho funciona sob o binômio dose-resposta - a resposta do organismo depende da quantidade consumida.

Comentários