NOZES E SEUS BENEFÍCIOS

A noz é um alimento proveniente de um fruto da árvore nogueira, comum da Europa e da Ásia. Tradicionais nas festas de Natal e Ano novo passaram a ter lugar garantido nas mesas dos brasileiros durante todo o ano devido aos seus benefícios para a saúde. Recentemente, pesquisadores descobriram várias propriedades específicas das nozes que ajudam a baixar o colesterol, proteger contra doenças do coração e melhorar a função dos vasos sanguíneos.

Segundo estudos, comer nozes não leva ao ganho de peso e pode inclusive ajudar no controle dele, porque são ricas em proteínas e fibras, as quais podem contribuir com a saciedade. As pessoas que comem regularmente nozes são menos propensos a sofrer ataques cardíacos ou morrer de doença cardíaca do que aqueles que raramente comem, o que é outra razão para incluir nozes em uma dieta saudável.

Contendo principalmente gorduras “boas”, as nozes são uma das melhores fontes de ômega-3, tão eficazes quanto o azeite na redução de inflamação e oxidação das artérias. São ricas em L-arginina, um aminoácido que melhora a função dos vasos sanguíneos. A arginina também melhora a resposta imunológica, as nozes são as melhores fontes alimentares de arginina. Além disso, as nozes são uma excelente fonte de vitamina E, poderoso antioxidante, essencial para a pele saudável, função imunológica adequada, reparo de DNA e outros processos metabólicos.

As nozes ainda possuem cálcio, zinco e fibras solúveis que ajudam a manter a saciedade e deixam a fome bem longe.

Sugestão de Consumo
Recomenda-se a ingestão de 1 colher de sopa de nozes ao dia. Ela pode ser utilizada em saladas, arroz, salada de frutas, vitaminas, etc.

Comentários