ÓLEO DE ABACATE: BENEFÍCIOS

O óleo de abacate (Persea americana Mill) é extraído da polpa da fruta madura. Encontramos em sua composição várias substâncias  que podem trazer diversos benefícios à saúde. Entre as mais ativas temos sais minerais, lecitinas, fito esteróis (beta-sitosterol, especialmente), gorduras monoinsaturadas, ômega 9, vitamina A, vitamina E e a glutationa (poderoso antioxidante).

Benefícios do Óleo de Abacate

Saúde do Coração: O óleo de abacate é constituído de 60 a 84% de ácidos graxos insaturados e se destaca pelo seu alto teor de ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que colabora para a redução do LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL (bom colesterol), auxiliando na prevenção contra doenças cardiovasculares. O beta-sitosterol, fitosterol presente no abacate, também colabora para a saúde do coração, equilibrando os níveis de colesterol.

Emagrecimento: O beta-sitosterol auxilia na redução dos níveis de cortisol, hormônio liberado em maior quantidade em situações de estresse e que está relacionado ao aumento da compulsão alimentar e do acúmulo de gordura na região abdominal.

Saúde da Próstata: O beta-sitosterol pode auxiliar no tratamento da hipertrofia prostática benigna. Há evidências de que os fito esteróis possam reduzir o risco de câncer de próstata.

Diabetes: Estudos mostram a ação do beta-sitosterol no controle da glicemia e dos níveis de insulina em pacientes diabéticos, sendo um coadjuvante no controle da doença.

Imunidade: O beta-sitosterol melhora a imunidade aumentando a atividade de células que agem matando micro-organismos invasores, sendo auxiliar no tratamento de infecções e doenças como câncer e HIV.

Saúde dos Olhos: O óleo de abacate contém um carotenoide chamado luteína, que previne contra doenças nos olhos como catarata e degeneração macular.

Saúde da Pele e Cabelos: Possui altíssimo teor de vitamina E - de ação antioxidante - que inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento.

Sugestão de Consumo
O óleo de abacate pode ser encontrado em cápsulas ou na forma líquida.

Cápsulas: ingestão de 2 a 4 cápsulas ao dia, após a principal refeição. Ingerir com líquido.
Líquido: o ideal é consumir 1 colher (sopa) por dia.

O óleo de abacate pode ainda ser utilizado na cozinha no preparo de molhos para tempero de saladas, para regar hortaliças cozidas, e na finalização de pratos quentes, inclusive refogados e frituras.  Isso porque comparado a outros óleos vegetais, o óleo de abacate é mais estável a altas temperaturas, podendo ser utilizado em preparações no fogão, sem alterar sua estrutura química.
O óleo de abacate também pode ser utilizado como cosmético, aplicando diretamente sobre a pele, auxiliando na prevenção de rugas, redução da flacidez e de manchas na pele, bem como, aplicando sobre os cabelos secos, para recuperar a maciez e brilho dos fios. http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gif

Comentários