segunda-feira, 26 de maio de 2014

FENO GREGO

O Feno-Grego também conhecido como fenacho ou alforvas é uma planta medicinal que possui sementes com propriedades digestiva e anti-inflamatória que ajudam no tratamento para gastrite e colesterol.
O nome cientifico do feno-grego é Trigonella foenum-graecum.
Para que serve o Feno-Grego

O feno-grego serve para ajudar no tratamento de anemia, raquitismo, gastrite, inflamações, celulite, feridas, cárie, prisão de ventre, acne, faringite, inflamação na vulva, cólicas menstruais, colesterol, hemorroidas, menopausa, problemas digestivos, furúnculo além de aumentar a energia corporal, aumentar a massa muscular e reduzir a gordura corporal.
As suas sementes ajudam no tratamento de problemas do couro cabeludo como caspa, queda de cabelo e calvície, hidratando e acelerar o crescimento saudável do cabelos.

 
Como utilizar o Feno-Grego

As partes utilizadas do feno-grego são as sementes, aonde estão suas propriedades medicinais. Elas podem ser usadas moídas e diluídas no leite, em Infusão ou cozimento das sementes para fazer chá, em cápsulas, encontradas em lojas de produtos naturais e em aplicações de compressas com a semente de feno-grego triturada e aquecida.

  • Chá de feno-grego: Usar 1 xícara de água fria sobre duas colheres (de chá), deixar em repouso por 3 horas, em seguida ferver os ingredientes, coar e beber enquanto estiver morno, 3 vezes ao dia para tratamento da prisão de ventre e alivio dos sintomas da menopausa.
  • Chá de feno-grego para compressas, gargarejos e lavagens vaginais: Usar 2 colheres (de chá) de sementes de feno-grego e 1 xícara de água. Ferver as sementes na água durante 10 minutos. Em seguida coar e usar o chá em compressas no couro cabeludo para tratamento de caspa e calvície, gargarejos para tratamento de rouquidão ou lavagens vaginais. 
  • Compressa com as sementes de feno-grego para furúnculo: Usar 110 g de sementes de feno-grego com água ou vinagre. Bater no liquidificador até obter uma pasta e levar ao fogo até levantar fervura. Em seguida espalhar a polpa ainda quente sobre um pano e aplicar sobre o local da inflamação até esfriar repetindo o procedimento de 3 a 4 vezes por dia.
Efeitos colaterais do Feno-Grego
O uso de feno-grego pode causar gases, barriga inchada e diarreia e o uso na pele pode causar irritação em indivíduos alérgicos a planta. Para utilizar feno-grego recomenda-se procurar orientação com um especialista em fitoterapia.
Contra indicações do Feno-Grego

O feno-grego é contraindicado em grávidas, mulheres que estejam amamentando e indivíduos diabéticos dependentes de insulina.

Fonte: Tua Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário