domingo, 25 de maio de 2014

HIBISCO: BENEFÍCIOS

O Hibiscus sabdariffa é um arbusto anual e semi-lenhoso, natural da Ásia, especialmente da Índia, e da África, rico em cálcio, magnésio, ferro e vitaminas A e C, bem como, contém fito químicos, altos teores de antocianinas, fitosteróis, além de quantidade significativa de fibras alimentares. Vale lembrar que este hibisco não é o hibisco ornamental tão comum nos jardins do Brasil, conhecido popularmente como hibisco da china ou rosa-sinensis.

Benefícios do Hibisco

Na medicina popular o Hibiscus sabdariffa é usado como anti-espasmódico, anti-inflamatório, redutor da hipertensão, antioxidante natural, afrodisíaco, diurético, laxante suave e auxiliar nas dietas de emagrecimento. Também há indicações de seu uso popular para combater problemas respiratórios, bronquites, gripes e resfriados, gastrite e afecções da pele.

O chá obtido a partir do cálice da flor contém polissacarídeos em boas quantidades, além de conter também concentrações elevadas de flavonoides - reconhecidos como protetores contra os radicais livres.  Ganhou uma fama adicional recente: a de emagrecedor. Isso porque, a exemplo do chá verde, ajuda a estimular o metabolismo, tem ação digestiva e diurética, ajuda a reduzir o colesterol ruim, bem como, auxilia a reduzir as taxas de lipídios e glicose totais no sangue, colaborando na prevenção do desenvolvimento do diabetes tipo 2. A ação diurética do hibiscus transformou a planta numa grande aliada das mulheres na luta contra uma inimiga implacável: a celulite. O chá preparado a partir do cálice do hibiscus ajuda a diminuir a retenção de líquidos, uma das responsáveis pela formação e agravamento da celulite. Já o poder antioxidante do hibiscus também tem explicação: a boa dose de antocianinas, que são pigmentos dão uma variedade de cores atrativas de frutas, flores e folhas que variam do vermelho ao azul. São da classe dos flavonoides e responsáveis pelo potencial antioxidante das frutas vermelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário