AÇAÍ: BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

O açaí é um fruto roxo que dá em cachos, proveniente da palmeira Euterpe oleracea, popularmente conhecida como açaizeiro, nativa das Américas Central e do Sul. As frutas dessa árvore ficaram mais conhecidas atualmente, graças aos seus diversos benefícios à saúde.

Devido às suas propriedades, o açaí é considerado um dos frutos mais nutritivos e energéticos. É rico em vitaminas e outros nutrientes extremamente benéfico à saúde. Dentre os nutrientes presentes no açaí, destacam-se as vitaminas B1, B2, B3, C e E; fibras, minerais como ferro, magnésio e cálcio; aminoácidos e ácidos graxos, ômega-3, 6 e 9. Segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland, o ômega-3 é importante para o crescimento e para as funções cerebrais. Além disso, a fruta possui um elevado teor de antocianinas, que combatem inflamações e infecções bacterianas.

O açaí também é rico em antioxidantes, com níveis semelhantes aos encontrados no vinho tinto e no mirtilo. Os antioxidantes desempenham um papel importante no organismo, pois combatem a oxidação das células e estimulam o sistema imunológico, diminuindo o risco de doenças e infecções.

Estudos realizados na Universidade da Flórida apontaram o potencial do açaí sobre certos tipos de câncer, particularmente a leucemia. A pesquisa foi feita com cultura de células humanas e, quando aplicado a essas células, o açaí desencadeava uma reação de autodestruição em mais de 80% das células leucêmicas.

O açaí apresenta um elevado teor de gorduras, porém trata-se, em grande parte, de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, também presentes no abacate, e que são benéficas, auxiliando na redução do colesterol “ruim” (LDL) e contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto, além de prevenir a obesidade, problemas de memória e fraqueza física.

Comentários