LICOPENO: BENEFÍCIOS

O licopeno é um carotenoide que confere a cor avermelhada aos alimentos (tomate, melancia, pimentão, etc.) e como todo o carotenoide funciona como um poderoso antioxidante que age na neutralização de radicais livres, proporcionando proteção contra danos oxidativos, além de estimular a função do sistema imunológico e prevenir a formação de placas de gordura nas artérias, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares. Entretanto, na nutrição humana, até recentemente, atenção especial havia sendo dada para aqueles carotenoides com atividade pró vitamina A, como o alfa-caroteno e o betacaroteno. Somente agora o licopeno tem merecido destaque, sendo considerado o carotenoide mais promissor para a nutrição e saúde humana, apresentando uma atividade antioxidante dez vezes maior que o betacaroteno.
 
Este poderoso antioxidante está sendo usado no combate à esterilidade masculina e na prevenção da osteoporose feminina no período pós-menopausa. Estudos mostraram que o consumo deste carotenoide pelo menos duas vezes na semana reduz em 34% os riscos de câncer de próstata. Alguns trabalhos associam níveis elevados de licopeno a uma menor incidência de câncer de mana devido a sua ação antioxidante, o que minimiza o estresse oxidativo, uma das causas da doença
 
A melhor fonte de licopeno é o tomate. É um alimento pouco calórico, com seus efeitos antioxidantes, fonte de fibras e bem utilizado na culinária pela sua cor, melhorando a aparência dos pratos. O tomate é matéria prima que pode entrar em diversas refeições. Quanto maior a concentração de tomate em uma receita, maior o teor de licopeno e os benefícios por ele proporcionados. Este possui maior aproveitamento quando combinado a uma pequena quantidade de gordura, preferencialmente do tipo monoinsaturada. Outra característica observada pelos estudos foi que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fito químico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos.
 

Comentários