BLUEBERRY E SEUS BENEFÍCIOS


A Blueberry é uma pequena fruta originária América do Norte, desde o sul dos Estados Unidos até o leste do Canadá.  No Brasil é cultivada na região Sul com o nome de mirtilo, e a sua coloração azul arroxeada lembra a jabuticaba. De sabor exótico (doce-ácido), ganhou destaque devido as suas propriedades medicinais, sobretudo pelo seu elevado teor de antocianinas, pigmento de origem vegetal, conferindo-lhe os títulos de “fruta da juventude” e “fonte de longevidade.
É uma fruta riquíssima em antioxidantes (bio-flavonoides especialmente as antocianinas - que lhe dão a típica cor azulada) e sais minerais (zinco, potássio, cobre, magnésio, ferro, manganês e fósforo). A blueberry também contêm vitaminas do complexo B e  vitaminas A, C, E, fibra solúvel e insolúvel, como a pectina. Contêm ainda taninos, açúcares, riboflavina, resveratrol, ácidos cítrico, málico e tartárico, além de possui baixo teor de gordura.

Benefícios da  Blueberry
  • Antioxidante: Dada a grande variedade de nutrientes presentes nessa fruta, vários estudos  realizados mostram que  a blueberry é uma das  frutas estudadas atualmente  que mais contêm antioxidantes, razão pela qual exercem atividades biológicas e funções sobre a saúde, como a prevenção de algumas doenças crônicas, doenças cardiovasculares, cerebrovasculares, aterosclerose e o diabetes assim como doenças degenerativas, como o Alzheimer. Os pesquisadores  dessa fruta atribuíram esses benefícios aos compostos naturais encontrados, principalmente às antocianinas.
  •  Ajuda na redução de gordura abdominal: Essa fruta com poucas calorias (em cada 100 gramas apresenta apenas 32 calorias), sem sombra de dúvidas, torna-se uma forte aliada nas dietas de emagrecimento. Estudos realizados pela Texas Woman’s University, nos Estados Unidos, indicam que o uso regular da blueberry ajuda a eliminar a gordura abdominal, graças aos polifenóis existentes em sua composição, que conseguem inibir a obesidade. Portanto,  quanto maior o consumo da fruta, maior é a redução das células de gordura
  • Reduz o colesterol: Estudos realizados nos Estados Unidos revelaram que a ingestão de blueberry pode diminuir os níveis  mau colesterol (LDL). Os pesquisadores supõem que isso ocorre porque a  fruta  melhora a função hepática, fazendo com que o colesterol ruim  seja varrido para fora da circulação muito mais facilmente.
  • Previne o envelhecimento precoce: Devido a sua grande quantidade de antioxidantes, como o resveratrol, na sua composição, a  blueberry é capaz de neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento, causados pelo estresse, poluição cigarro, produtos químicos, entre outros, que provocam flacidez e rugas na pele.
  • Melhora a memória e a coordenação motora: A fruta protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer. Estudos têm evidenciado que o consumo da blueberry  pode prevenir o declínio cognitivo durante o envelhecimento. Um destes estudos foi realizado com 70 idosos voluntários  por pesquisadores dos Estados Unidos e Canadá e publicado  no Journal of Agricultural and Food Chemistry, da Sociedade Química Americana, anunciando que suco de dessa fruta faz bem para a memória de adultos idosos. Segundo os pesquisadores, os resultados desse estudo levam a crer que a blueberry pode vir a ser benéfica não só para a melhoria da memória, mas também para reduzir ou retardar  o aparecimento de outros problemas cognitivos, frequentemente associadas com o envelhecimento, como a perda de memória.
  • Visão: Estudos científicos têm sugerido que a blueberry previne doenças relacionadas à visão, como catarata e glaucoma, melhorando a capacidade de leitura e o foco da visão. As antocianinas presentes na fruta  têm a capacidade de  evitar ou reverter o problema, aumentando a capacidade visual.  Se você tem o hábito de ler muito, passar horas em frente ao computador, enfim “cansar suas vistas”, procure tomar o suco dessa fruta e veja os resultados.
  • Ação anticâncer: Várias pesquisas com a blueberry estão sendo focadas em benefícios anti câncer, considerando ser esta fruta fonte de  ácido elágico e polifenóis, componentes que estimulam os mecanismos de eliminação de substâncias cancerígenas.
  • Ação anti-inflamatória e proteção celular: Um estudo publicado no Journal of Nutrition em 2009 concluiu que a blueberry tem ação de proteção celular e anti-inflamatória, proporcionando benefícios ao metabolismo no combate às patologias associadas à obesidade.
  • Previne e trata doenças do aparelho urinário e digestivo: Estudos recentes sugerem que a blueberry, ajuda a prevenir e a tratar infecções no trato urinário, como a cistite. Tem o poder de aliviar sintomas de infecções urinárias e renais, impedindo a fixação e o desenvolvimento da E. Coli, bactéria responsável por infecções. Por ser rica em fibras e possuir propriedades antissépticas,  pode aliviar  inflamações do aparelho digestivo e regular o trânsito intestinal, contribuindo para o tratamento e prevenção da colite, diarreias e gases intestinais.
  • Promove a saúde cardiovascular: O resveratrol presente na blueberry ajuda a prevenir processos oxidativos que levam a formação de aterosclerose, o que favorece também o fluxo sanguíneo. Além do mais, conforme publicado em janeiro de 2013 no periódico Circulation,  o consumo regular (3 vezes na semana) de blueberry pode diminuir o risco de ataques cardíacos em mulheres. Para os pesquisadores esse resultado deve-se ao fato dessa fruta oferecer grande quantidade de flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, protegendo a saúde cardiovascular. A antocianidina também pode contribuir na redução da formação de placas de aterosclerose, o que favorece também o fluxo sanguíneo.
  • Reduz riscos de diabetes tipo 2: Essa frutinha desempenha um papel importante na dieta de quem tem diabetes, vez que reduz a taxa de açúcar no sangue. Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos afirma que consumir blueberrry regularmente pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2. Segundo os autores desse estudo, alguns tipos de flavonoides presentes em grande quantidade nessa fruta podem estar por trás de seu efeito benéfico sobre o risco de diabetes.
  • Promove a longevidade: Devido ao seu alto teor de antioxidantes, contribui para que o sistema imunológico fique mais saudável, deixando o organismo mais resistente contra doenças e infecções. É por si uma fruta com enorme potencial. Pelos benefícios que o consumo desta fruta possui para a saúde, tornou-se  conhecida como fruta da longevidade.
Sugestão de Consumo
 
Blueberry é encontrada in natura, desidratada e pode ser adicionada em sucos, licores, geleias, caldas, iogurtes, sorvetes, tortas, cremes e cereais, em cápsulas e suco solúvel. A recomendação é de consumir de 30 a 50g diária.

Comentários