TEMPEROS II: ONDE UTILIZAR

MANJERICÃO
De sabor marcante e agradável, é ideal para receitas com tomate, em pizzas, molho para churrasco, lagosta, assados, saladas e legumes. É o principal ingrediente do molho ao pesto.
MANJERONA
De sabor requintado, semelhante ao orégano, é ideal para valorizar carnes e aves, pratos à base de tomate, sopas, saladas e com manteiga derretida em peixes grelhados. Ideal para pratos de cozimento rápido.
MOSTARDA EM GRÃO OU EM PÓ
De sabor picante e aroma agradável, é usada na preparação de molhos para saladas e maioneses, carnes, aves, sopas, legumes e pratos com ovos e queijos.
NOZ MOSCADA
Ideal para molho bechamel, carnes, legumes, sopas, no recheio de massas, bolos, biscoitos, tortas, waffles e em bebidas com leite quente ou gelado.
ORÉGANO
Indispensável para pizzas. Ótimo em receitas com ovos, tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes e saladas de frutos do mar.
PÁPRICA DOCE
De cor vermelho vivo, a páprica doce é usada como ornamento colorido para alimentos de cor clara, peixes, carnes, sopas, canapés, molhos e no preparo do goulash.
PÁPRICA PICANTE
Salpicada sobre peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos. É usada também em pratos da cozinha espanhola e húngara, sendo o tempero principal do goulash.
PIMENTA CALABRESA EM FLOCOS OU EM PÓ
Uso em molhos de tomates, na pizza, em carne, frangos, peixes, legumes. Use com moderação, pois a secagem do fruto faz com que o sabor e a pungência sejam realçados.
PIMENTA CAYENA EM PÓ
Vermelha e bastante ardida, feita a partir da mistura de diversas pimentas. Ótima para carnes fortes, peixes e molhos.
PIMENTA BRANCA E GRÃO OU EM PÓ
Com sabor mais suave que a pimenta preta, é usada em todas as receitas salgadas. Especialmente indicada para pratos que não podem ter sua aparência e cor alteradas.
PIMENTA JAMAICA EM GRÃO OU EM PÓ
Muito saborosa. É um tempero gostoso e versátil, que valoriza salgados ou doces, bolos e pães. Sabor lembra uma mistura de cravo, canela e noz-moscada. Especialmente indicada para sopas, ensopados, carne de panela, molhos, bolos de frutas, pudins e bebidas quentes.
PIMENTA PRETA EM GRÃO OU EM PÓ
Em grão é usada em saladas, marinados, assados e picles. Moída, pode ser usada em todos os pratos salgados. Ideal na água de cozimento de carnes, molhos, no final do preparo de legumes e verduras, salpicada sobre carnes, peixes e frangos antes de grelhar.
PIMENTA ROSA EM GRÃO
Misturada às pimentas do reino preta, branca e verde, decoram e conferem sabor delicado a saladas, malhos, grelhados e frutos do mar. Deve ser usada com moderação, pois seu sabor predomina sobre o sabor de outros temperos.
PIMENTA SÍRIA
Utilizada na preparação de pratos árabes como kibe cru, frito ou de bandeja, carnes, aves e recheio para esfiha.
SALSA EM FLOCOS
Ótima em canapés, sopas, saladas verdes, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, manteiga temperada, grelhados e recheios, sem a necessidade de reidratá-la.
SÁLVIA
Indicada na preparação e no recheio de carnes e aves em geral, marinados, sopas, cremes, molhos de tomate, queijos, em massas com manteiga, batatas, biscoitos e chá.
TEMPERO BAIANO
É indicado para peixes, molhos, frango ensopado, camarão e sopas. Excelente para pratos típicos da culinária baiana.
TEMPERO SÍRIO
Ideal para kibe cru, frito ou de bandeja, carnes, aves, recheio para esfiha e também para dar um toque especial a outros pratos preferidos.
TOMILHO
Aromático e levemente picante, é usado em caldos, molhos, patês, assados, peixes, sopas, recheios para aves. Sensacional para peixe, lagosta e camarão. Melhor ainda em carnes, principalmente de porco: esfregue um pouquinho macerado com sal e pimenta-do-reino.
URUCUM
Usado em vários pratos à base de arroz, farofa, frango, peixes, mariscos, crustáceos e carnes em geral. As sementes são moídas e misturadas com especiarias, como o cominho e o orégano, podem ser utilizadas em tempero de legumes, peixes, carne de porco e de boi, mariscos e camarões, entre outros.
VINAGRETE
Usado para temperar carnes, aves, peixes e vegetais, ou como acompanhamento.
ZATTAR
É utilizada salpicada em carnes e vegetais ou usada para patês. Pode ser misturado com azeite de oliva a distribuído no pão ou massa de esfiha antes de assar.

Comentários