TEMPEROS I: ONDE UTILIZAR

AÇAFRÃO
De sabor ligeiramente amargo e cor amarelo-dourado, extraída da raiz seca e moída da planta. Além do sabor, serve para dar cor aos alimentos. Utilizado em pratos com ovos, picles, molhos cremosos, maioneses, massas, frango, peixes, arroz e pães.
AJINOMOTO
Pode ser usado em sopas, molhos, legumes, verduras, carnes e outras preparações do dia-a-dia, pois não altera cor e não salga, mas realça o sabor do prato tornando-o muito mais gostoso.
ALECRIM
De aroma fresco, que lembro o pinho, dá um sabor especial às aves, aos molhos e sopas de tomate, frutos do mar, carnes, patês, berinjela, batatas, couve-flor, pães, Sucos e saladas de frutas. Ótimo no churrasco quando salpicado sobre o carvão.
ALFAVACA
Tem um sabor adocicado e é muito parecida com o manjericão, embora suas folhas sejam mais graúdas. Utilizada para o tempero de peixes, saladas, molhos, queijos e aromatizador de vinagres.
ALHO EM FLOCOS OU GRANULADO
Seco e desidratado, substitui o alho fresco em todas as suas aplicações.
BICARBONATO DE SÓDIO
Excelente fermento em pó para o preparo de bolos e biscoitos.
CANELA EM RAMA OU EM PÓ
Em rama é utilizada no preparo de picles, frutas assadas, compotas, molhos de tomate e no cozimento de legumes. Em pó, pode ser usada na preparação de pães, bolos, cafés, doces com frutas. É também indicada no cozimento de legumes e assados.
CARDAMOMO
Essencial na cozinha indiana, é usada no tempero de arroz, sopas de  frutas, picles, carnes de porco, pães, biscoitos, bolos, geleias, cremes. Ótimo no café árabe e para aromatizar licores e vinho quente.
CEBOLA DESIDRATADA EM FLOCOS
Pura e desidratada, é indicada em todas as preparações da cebola fresca, bastando hidratá-la em água gelada ou adicioná-la seca em sopas, molhos etc.
CHIMCHURRI
Tempero à base de salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta do reino negra, mostarda  em pó, salsão, vinagre e azeite de oliva para preparar churrasco. Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de levá-la ao fogo ou mesmo para temperá-la depois de pronta.
COENTRO EM PÓ OU EM GRÃO
A semente inteira é usada no preparo de ponches, picles, doces e no café. Industrialmente utilizada na produção de salsichas, linguiças e mortadelas. Moído, é usado no tempero de peixes, carnes, aves, assados ou grelhados, molhos, sopas de feijão, lentilhas e legumes. Também muito utilizado em pratos da culinária baiana, destacando-se as moquecas e as caldeiradas de peixes e frutos do mar.
COLORAU
Bom para temperar carnes assadas, sopas, pães e arroz. Na indústria alimentícia é usado para carnes congeladas ou defumadas, arroz, manteiga  e queijos. Nas Filipinas  é muito usado para colorir manteiga, queijos e outros pratos, assim como na região Norte-Nordeste do Brasil.
COMINHO
De sabor forte, deve ser usado em pequenas quantidades em pratos à base de queijos, ovos, carnes, ovos, batatas e legumes. Também recomendado no preparo de molhos e pães.
CHILLI
Extremamente picante, é utilizada no preparo de pratos mexicanos e italianos. Ideal para sopas, cremes, molhos cremosos e de tomate, peixes, frutos do mar, carnes, aves, vegetais e coquetéis. Ótimo também em carne moída e hamburguer.
CRAVO EM FLOR OU EM PÓ
Doce e picante, é usado tanto para ornamentar como para dar sabor. Ideal para molhos, conservas, doces, compotas, assados etc.
CURRY
Utilizado no preparo de arroz, ovos, sopas, peixes, carnes, aves, legumes e em molhos.
ERVA DOCE
Muito utilizada no preparo de biscoitos, bolos, bolachas, pães, queijos, molhos para saladas, frutas em calda, peixes e frutos do mar. Usadas com sabedoria melhoram sopas, creme de tomate e pratos de peixe. Úteis também em pastas de queijo. Excelente para o preparo de licor e de chás calmantes.
ERVAS FINAS
Contém salsa, cebolinha, estragão e tomilho. Levemente picante, é ideal no preparo de molhos, omeletes, legumes cozidos, saladas, carnes e aves.
GENGIBRE EM PÓ
Quente, doce e picante. Ideal para bolos, pães, molhos, sopas, aperitivos, carnes, peixes, aves, legumes, saladas, chás e frutas.
HORTELÃ EM FLOCOS
Excelente no tempero de molhos para saladas, sopas, carnes, peixes. Muito popular na cozinha árabe. Gostosa em refrescos e complemento de drinques. Faz licor saboroso e vai muito bem em geleias.
LEMON PEPPER
A picância e o aroma característicos da Pimenta do Reino com um leve sabor de limão. Excelente para frangos, peixes, carne de porco, molho para churrascos e saladas.
LOURO EM FOLHA OU EM PÓ
Utilizado em pequenas quantidades, é ideal no preparo de molhos, legumes, assados, carnes e frutos do mar.

Comentários