PERU RECHEADO COM FAROFA DE LINGUIÇA E DAMASCO

Ingredientes
1 peru (aprox. 3,5kg)
1 garrafa de vinho branco seco
2 limões taiti grandes
1 maço de ervas frescas (tomilho, alecrim, sálvia)
1 cebola média
4 dentes de alho
4 gomos de linguiça toscana
5 colheres (sopa) de margarina
1 cebola grande picada
2 ½ xícaras (chá) de farinha de mandioca flocada (biju
1 laranja em rodelas
1 xícara de nozes picadas
1 ½ xícara de damasco seco picado


Modo de Fazer
Na véspera do preparo, descongele o peru na parte de baixo da geladeira. Quando for preparar, retire-o da embalagem e remova o saquinho com os miúdos do interior da ave (reserve-os para o preparo de caldos e farofas).
Prepare a marinada: coloque o peru em um recipiente fundo, deixando o peito virado para baixo. Regue com o vinho branco, esprema o suco dos limões e junte os demais ingredientes, picados grosseiramente, junto com 4 xícaras (chá) de água. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira de um dia para o outro.
 
Farofa
Cozinhe a linguiça em água fervente por 20 minutos. Escorra a linguiça, espere esfriar e corte-a em cubos pequenos. Aqueça a margarina em uma frigideira grande, adicione a linguiça e doure-a. Junte a cebola e refogue até ficar transparente. Adicione as nozes, o damasco e a farinha e deixe tostar levemente, mexendo de vez em quando para tostar por igual. Se necessário, ajuste o sal.
 
Montagem
Retire o peru da marinada, acomode-o sobre uma tábua e recheie toda a cavidade com a farofa. Retire o termômetro e, delicadamente, separe a pele da carne com a ajuda das mãos. Corte aproximadamente 7 fatias finíssimas de limão e coloque-as entre a pele e o peito, uma do lado da outra.
 
Sobre uma assadeira, faça uma cruz com duas folhas de papel alumínio (1 metro cada). Coloque as rodelas de laranja embaixo, disponha o Peru por cima e embrulhe a ave, envolvendo-a com as pontas da cruz de papel alumínio e apertando bem. Leve ao forno pré-aquecido (180 °C) e asse por 1 hora e 20 minutos, ou até que fique totalmente cozido (estará no ponto quando não sentir resistência da carne ao espetar um palito na região do peito). Abra o alumínio e dobre-o até que a ave fique totalmente descoberta. Besunte a pele com a margarina e volte para o forno por mais 40 minutos, ou até que a pele fique bem dourada.

Comentários