LOMBINHO ASSADO COM MANGA E ROMÃ

Ingredientes
1 lombinho inteiro (aproximadamente 700 g)
6 tamarindos seco e descascado
1 xícara de água fervente
2 colheres (sopa) de mel
1 colheres (sopa) de gengibre fresco ralado
¼ de colher (chá) de sal
2 mangas maduras firmes descascadas e cortadas em cubos pequenos
¼ de xícara de manjericão fresco picado fino
¼ de xícara de hortelã fresca picada fina
1 pitada de pimenta em pó ou moída na hora
1 romã madura


Modo de Fazer
Faça o marinado. Corte o tamarindo em pedaços pequenos. Numa tigela média, junte a água fervente, o tamarindo e o mel, mexendo frequentemente e macerando o tamarindo até esfriar. Coe numa peneira, pressionando a polpa para extrair bem o sumo. Misture ao marinado, o gengibre e o sal. Retire e reserve ¼ de xícara do marinado, cubra e mantenha sob refrigeração. Coloque o restante do caldo num saco plástico de alimentos com zíper e mantenha numa tigela.
Perfure todo o lombinho com a ponta da faca. Coloque o lombinho dentro do saco com o marinado e feche bem. Mantenha em refrigeração por 1 a 3 horas.
Pré-aqueça uma grelha numa churrasqueira ou no forno convencional em temperatura moderada de 200º C. Seque com papel-toalha o lombinho, descartando o marinado. Coloque o lombinho na grelha quente, em fogo médio. Grelhe por 20 a 30 minutos. Vire frequentemente a peça para cozinhar por dentro e dourar por inteiro. Retire o lombinho, cubra com papel-alumínio e deixe descansar por 10 a 15 minutos, antes de fatiar.
Corte o lombinho em fatias finas. Arrume em um prato e decore com a manga. Regue com o molho de ameixa. Salpique o manjericão, a hortelã, a pimenta e as sementes de romã.
 

Comentários