ÓLEO DE ABACATE: BENEFÍCIOS

O óleo de abacate (Persea americana Mill) é extraído da polpa da fruta madura. É um óleo funcional, também conhecido como óleo das Américas que além das funções nutricionais básicas, quando consumido, como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde

Benefícios do Óleo de Abacate

Efeito anti-inflamatório - O óleo possui altas concentrações de vitamina E, que oferece ação antioxidante e anti-inflamatória ao organismo. A vitamina E oferece proteção contra os efeitos nocivos dos radicais livres, contra aterosclerose, inflamações das articulações e complicações provocadas pelo diabetes

Previne doenças cardiovasculares - Assim como o azeite de oliva, o óleo de abacate possui ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, que contribuem para a saúde do coração. O óleo age diminuindo os níveis triglicérides e colesterol ruim, sem alterar os níveis de colesterol  bom. Além disso, o óleo de abacate ajuda a prevenir o desenvolvimento de lesões das artérias, outro fator de proteção para doenças cardiovasculares.

Câncer de próstata - O óleo de abacate contém uma substância chamada beta-sitosterol, que inibe a enzima esteroide 5-alfa-reductase (relacionada à redução na produção de testosterona). Inibindo a ação dessa enzima, o organismo produz mais testosterona e evita um desequilíbrio hormonal, prevenindo o aumento progressivo da glândula da próstata e, consequentemente, o câncer de próstata, diz o nutricionista Wellington. O beta-sitosterol também age reduzindo a hiperplasia prostática, que é a dilatação da próstata.

Controle da glicemia - As gorduras insaturadas e o beta-sitosterol presentes no óleo promovem a aceleração dos processos metabólicos nas células, que produzem mais energia de forma eficaz. Com a respiração acelerada, a utilização de glicose é aumentada e isso contribui para o controle da insulina e do açúcar presente no sangue. Essa ação é benéfica para qualquer pessoa, mas em especial para quem tem intolerância ao açúcar, resistência à insulina e diabetes. 

Fortalece a imunidade - Por possuir uma combinação única de lipídios, fitoquímicos, vitaminas, ômegas e antioxidantes essenciais para a saúde, o óleo de abacate é muito eficaz para manter o sistema imunológico fortalecido e o corpo livre de radicais livres. Além disso, a enzima beta-sitosterol age aumentando a produção de células de defesa no corpo.

Ajuda no emagrecimento - Mais uma vez as gordura insaturadas e a beta-sisterol são as responsáveis por esse benefício. Eles controlam os níveis do hormônio cortisol que, em excesso, pode diminuir o gasto de energia e aumentar o apetite, a retenção de líquidos e a absorção de gorduras e açúcares.  O cortisol controlado evita o acúmulo de gordura abdominal e favorece o aumento de massa magra.

Protege os olhos contra doenças - Devido à presença abundante de antioxidantes como a luteína, vitamina E e glutationa, o óleo de abacate age na prevenção de doenças oftalmológicas. Esses antioxidantes agem impedindo o cristalino (conjunto de células dos nossos olhos responsável por focalizar as imagens) de ficar opaco, processo desencadeador por exemplo da catarata.  O óleo também possui vitamina A e carotenoides, nutrientes essenciais para a saúde dos olhos.

Rejuvenescimento da pele - As vitaminas A, D e E estão envolvidas no crescimento de células da pele e na sua regeneração. As vitaminas A e E têm fortes funções antibacterianas e anti-inflamatórias que promovem a cicatrização mais rápida e ajuda a prevenir cicatrizes, acne e dermatite. Além disso aumentam a proteção solar natural da pele. Estudos têm mostrado que a ingestão do puro óleo de abacate pode reduzir o aparecimento de manchas da idade, linhas finas e rugas. As vitaminas A e D presentes no óleo de abacate também são capazes de promover a produção de colágeno que podem  efetivamente retardar processo de envelhecimento da sua pele.

Sugestão de Consumo

O óleo de abacate é uma gordura saturada e não deverá ser consumido em excesso. O uso recomendado é de apenas uma colher de sopa, puro ou em molhos de saladas, refogar alimentos, regar hortaliças, entre outros, o que vale é a criatividade. Isso porque o óleo de abacate é estável, comparado aos demais óleos funcionais, e poderá ser utilizado em altas temperaturas que a sua estrutura química não será alterada.

Comentários