ÓLEOS VEGETAIS

O óleo vegetal é uma gordura extraída de plantas formada por triglicerídeo. Geralmente extraído das sementes das plantas. Substância biocompatível. Apesar de, em princípio, outras partes da planta poderem ser utilizadas na extração de óleo, na prática este é extraído na sua maioria (quase exclusivamente) das sementes.
 
Óleo de Andiroba
A andirobeira é uma árvore de grande porte,  podendo chegar a 30 metros de altura, e ocorre em toda a bacia Amazônica. Seu nome significa “óleo amargo”. O óleo vegetal é um líquido amarelo, de sabor amargo, que  é extraído de suas sementes por prensagem, mas solidifica-se em temperaturas abaixo de 25º C, tornando-se uma gordura esbranquiçada. É muito conhecido pela medicina popular e oficialmente reconhecido como possuidor de propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antissépticas, cicatrizantes e para o trato respiratório.

Óleo de Argan
Nativo do Marrocos,  o óleo de argan é extraído por pressão a frio das sementes contidas em seu fruto. São necessários 60kg dos frutos aproximadamente para extração de 1 litro de óleo. Possui altíssimo teor de vitamina E, ômega 9, e fito esteróis raros, como  o schottenol e o espinasterol, que têm propriedades anti-inflamatórias e anti cancerígenas. O óleo de argan é antioxidante, antisséptico e fungicida. Muito indicado para os cuidados com o cabelo, agindo profundamente, nutrindo, tonificando e regenerando as fibras capilares.

Óleo de Arnica
A arnica pertence a família das Asteráceas, assim como o girassol, a camomila e a artemísia. Existem aproximadamente 30 espécies do gênero, e seu nome significa “pele de cordeiro”, em alusão às suas folhas suaves e peludas. Muito conhecida por sua propriedades analgésicas e antissépticas , a arnica montana é rica em ômega 6 e 9, nutrindo a pele e deixando-a mais saudável. A helenalina, uma lactona presente na arnica, possui forte  atuação anti-inflamatória e antitumoral, produzindo alívio em casos de contusão.

Óleo de Germe de Trigo
O trigo pertence a família das gramíneas, e é nativo do Oriente Médio, apesar de cultivado no mundo todo. Do latim, trigo “triticum”, significa “o que se tritura”. O óleo é prensado a frio a partir dos fragmentos de germe moídos. O germe de trigo é a ponta que faz germinar o grão de trigo, sendo este a parte mais nutritiva. O óleo vegetal é rico em ômega 6 e vitaminas A, B1, B2, B3, B6, D, E e F. Possui propriedades antioxidantes, revitalizantes, emolientes e nutritivas.
 
Óleo de Gergelim
O gergelim é uma planta herbácea que produz flores brancas, róseas ou vermelhas, e frutos com sementes oleaginosas. Nativo do Oriente, o gergelim é muito conhecido por conter muitas substâncias de valor nutritivo. O óleo de gergelim é extraído por pressão a frio de suas sementes. Possui alto teor de ômega 6 e 9, além de fito esteróis importantes e vitaminas  A, B1, B2, B3 e E. Antioxidante e anti-inflamatório natural. Na medicina ayurvédica, é considerado um dos melhores óleos, indispensável em diversos tratamentos.
 
Óleo de Girassol
O girassol pertence a família das Compostas, e seu nome científico deriva do grego, “flor do sol”, pois  ele acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente. De suas sementes, extrai-se o óleo vegetal muito utilizado no mundo todo. Deve-se atentar para sua forma de extração, que deve ser por prensagem a frio, sem refino e sem adição de produtos químicos, para que seus benefícios sejam aproveitados. O óleo possui alto teor de ômega 6, além de vitamina E e ômega 9 e um aminoácido importante: o triptofano, essencial para nosso cérebro produzir a serotonina.
 
Óleo de Semente de Uva
A videira é uma planta de clima temperado e seu cultivo é feito em regiões temperadas do mundo.  De sua semente é extraído o óleo vegetal, de cor esverdeada, muito rico em vitamina E (tocoferol) e ômega 6, bem como  vitaminas B1, B3, B5, C, D, F e polifenóis como o resveratrol, que  retarda o envelhecimento, inibindo a formação de radicais livres,  e aumentando a resistência de fibras colágenas, dentre outros benefícios. O óleo de semente de uva tem a textura mais fina, e por isso penetra mais rapidamente nos poros da pele.

Fonte: Phytoterapica.com.br

Comentários