quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

FARELO DE AVEIA: BENEFÍCIOS

Farelo é o revestimento externo dos grãos dos cereais que são removidos quando passam pelo processo de refinação.

O farelo de aveia é portanto a película externa que reveste o grão de aveia. É esta capa exterior que concentra toda a sua riqueza em fibra solúvel e insolúvel, vitaminas, principalmente E e K, minerais como: ferro, magnésio, selênio, potássio, cobre, manganês, enzimas e gorduras totais, principalmente as monoinsaturadas.

Benefícios do Farelo de Aveia
 
Reduz o colesterol: Um dos principais benefícios do farelo de aveia é a sua capacidade de reduzir o colesterol. Em um estudo realizado, a beta-glucana, principal fibra solúvel no farelo de aveia, mostrou níveis de colesterol total e LDL significativamente menor (ou colesterol “ruim”). A fibra de farelo de aveia se liga com a bílis rica em colesterol para aumentar a quantidade de colesterol que é excretado. O farelo de aveia também ajuda a reduzir a quantidade de colesterol absorvida a partir dos alimentos que você come. Reduzir o colesterol pode ajudar a prevenir o acúmulo de placas perigosas em suas artérias.
 
Previne doenças cardiovasculares: Em um estudo de pacientes com um risco aumentado para a doença cardíaca coronária, descobriu-se que o farelo de aveia reduziu total e lipoproteína de baixa densidade. Altos níveis de colesterol podem resultar no acúmulo de placas nas artérias e levar a pressão arterial alta e doenças cardíacas, o que pode resultar em um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. O farelo de aveia tem sido mostrado para reduzir estes riscos.
 
Ajuda a controlar o diabetes: Sua capacidade para produzir melhorias à longo prazo no nível de açúcar no sangue após uma refeição, foi demonstrado em um estudo. O farelo de aveia ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue baixo, depois de uma refeição, diminuindo a digestão dos carboidratos e reduzindo a velocidade com que o açúcar entra na corrente sanguínea. Ele também pode melhorar os níveis de açúcar no sangue, aumentando a sensibilidade à insulina, que ajuda a limpar o açúcar do sangue.
 
Promove a saciedade: Uma vez consumido, o farelo de aveia entra no trato digestivo onde sua fibra solúvel absorve a água e forma uma substância em gel, criando uma sensação de saciedade. O farelo de aveia absorve em média 25 vezes o seu volume de líquido. Uma colher de sopa de farelo de aveia, cerca de 14g, forma uma bola de 370g no estômago.
A sensação de saciedade e de sentir menos fome leva à uma menor frustração ao fazer dieta.
 
Melhora o trânsito intestinal: O gel formado quando as fibras entram em contato com a água ajuda no trânsito intestinal. E as beta-glucanas fermentadas no intestino, estimula o crescimento da microbiota intestinal (conhecida também como flora intestinal), que são as bactérias benéficas que carregamos ali. Isso melhora o organismo de várias formas, inclusive estimulando os movimentos peristálticos.
 
Previne o câncer: O aumento da ingestão de farelo de aveia pode prevenir ou tratar alguns tipos de câncer, especialmente o câncer de cólon. A fibra solúvel presente no farelo de aveia aumenta a velocidade dos movimentos intestinais mais volumosos através do cólon, assim, os agentes causadores de problemas, que podem se formar durante o proceso da digestão, têm menos tempo em contacto com as células que revestem o cólon.
 
Ajuda a defender o organismo: Ao estimular as bactérias do intestino, as fibras também ajudam nosso sistema imunológico, afinal 60% do total de imunoglobulinas do nosso corpo estão nesse órgão. Além disso, as bactérias do bem transformam as fibras em ácidos graxos de cadeia curta, que impedem que os microrganismos ruins do intestino invadam a corrente sanguínea e se espalhem pelo nosso corpo, criando uma defesa indireta também.
 
Promove o bem-estar: Por ser uma alimento rico em proteínas, o farelo de aveia contém triptofano, um precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pelo controle do nosso humor, conhecido como amigo do bem-estar. Para a conversão de um para o outro, é necessária a ação de uma enzima, que só funciona bem quando os níveis de alguns nutrientes estão adequados, entre eles, o magnésio, encontrado também neste cereal.
 
Ajuda o cérebro: O farelo de aveia tem boas quantidades de vitamina B1 e todas as pertencentes ao complexo B  que ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principalmente ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular. A B1, ainda por cima, tem essa ação principalmente nos neurônios, células que formam nosso cérebro.
 

Sugestão de Consumo

Recomenda-se a ingestão de 1 a 2 colheres de sopa por dia (quantidade que gira em torno de 15 a 30 gramas) . E lembre-se de incluir também uma boa quantidade de líquidos, entre 1,5 e 2 litros ao dia, para que as fibras produzam todos os benefícios descritos.

O farelo de aveia é um alimento que combina bem com uma grande variedade de receitas, podendo ser adicionado à massa de pão ou pizza, a bolos, panquecas tanto doces como salgadas. Porém a maneira mais simples e prática de tomar é adicioná-lo ao iogurte, aos cereais, ao queijo fresco batido, as sopas, saladas.

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