quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

LENTILHA E SEUS BENEFÍCIOS

Este alimento é uma leguminosa cultivada no Oriente Médio há aproximadamente 8000 A.C., sendo trazida para o Brasil por europeus.

É fonte de vitaminas e minerais essenciais para saúde, carboidratos complexos, e é também fonte rica em fibras solúveis que atenuam a velocidade da absorção de nutrientes e reduzem a absorção do colesterol dos alimentos.

A lentilha ajuda na redução do colesterol, e contém carboidratos complexos que auxilia a manter níveis de glicose no sangue. Este alimento é fonte de ácido fólico, essencial para mulheres grávidas, pois age na formação do feto.

A lentilha apresenta B6, proporciona bem-estar e relaxamento, já que é fonte de triptofano. É também fonte de selênio, antioxidante, e de proteínas, com cerca de 9 g em 100 g deste item pronto para ingestão.

Este alimento é fonte de fibras, fundamental para quem sofre com intestino preso, e protege contra doenças como diverticulose e síndrome do cólon irritável. Ainda apresenta poucas calorias, pois em 100 g há cerca de 150 calorias.

A lentilha é fonte de fósforo, contém magnésio na composição, que melhora a circulação sanguínea e oxigenação dos tecidos; também promove a saúde cardiovascular pelos nutrientes presentes.

A recomendação é de consumo deste superalimento, não somente em festas de final de ano, mas no ano inteiro. Além do fornecimento de lenta queima de carboidratos complexos, este alimento pode elevar a energia, apresentando ferro.

O ferro é um componente integrante da hemoglobina, que transporta oxigênio dos pulmões direcionando para células do corpo, e também integra os principais sistemas enzimáticos para produzir energia e do metabolismo.

A dica é preparar a lentilha em saladas, cozidos, pratos recheados, sopas. E para maior aproveitamento dos nutrientes, basta a associação à refeição de algum item rico em vitamina C, proveniente de frutas, verduras e legumes, com aumento da absorção do ferro.

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