domingo, 29 de março de 2015

GERGELIM E SEUS BENEFÍCIOS

Esta pequena semente de sabor requintado e especial possui elevado valor nutricional, em virtude das quantidades significativas de vitaminas, principalmente as do complexo B, vitamina E e minerais como: cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, sódio, zinco e selênio. Elas contém um poderoso antioxidante (chamados “lignans” em inglês), que também é anticancerígeno e ainda contém fito esteróis, que bloqueiam a produção de colesterol.

O gergelim é uma excelente fonte de proteínas, rico em gorduras do bem (gorduras monoinsaturadas) e com grande concentração de fibras.

Benefícios do Gergelim

Reduz o colesterol ruim: O gergelim é rico em gorduras monoinsaturadas, ou seja, gorduras boas que contribuem para baixar os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL). Além disso, é excelente fonte de lecitina, um poderoso emulsionante que ajuda a dissolver as gorduras, inclusive o colesterol, evitando assim que se depositem nas paredes das artérias;

Ajuda a emagrecer: Suas fibras e proteínas aumentam a sensação de saciedade e como também é rico em cálcio, atua diretamente na quebra da gordura corporal, além de inibir o armazenamento da mesma;

Melhora o funcionamento do intestino: Com fibras insolúveis que regulam o trânsito intestinal, o gergelim umedece e lubrifica o intestino, atuando como um laxante suave que ajuda a prevenir hemorroidas, prisão de ventre e câncer de cólon;

Combate o diabetes: As fibras insolúveis da casca do gergelim contribuem para controlar os níveis de açúcar no sangue;

Fortalece a pele: O gergelim é uma boa fonte de proteínas que melhoram a consistência da pele e ajudam a prevenir a flacidez;

Previne a osteoporose: Excelente fonte de cálcio, mineral essencial para evitar o desgaste ósseo e manter a boa saúde de todo o esqueleto;

Sugestão de Consumo

O consumo máximo diário recomendado é de 1 colher de sopa (15g) devido ao seu valor calórico (95kcal).

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