ALIMENTOS TERMOGÊNICOS

São alimentos que elevam a temperatura do corpo, obrigando-o a trabalhar mais na digestão. Esse esforço eleva a queima de calorias e gorduras. Assim sendo, seu cardápio diário deve ter entre 10 e 15% de alimentos termogênicos.
 
GENGIBRE
Esta raiz coloca o metabolismo para gastar energia mais rápido. Acelera o metabolismo em 20%, possui propriedades anti-inflamatórias, sendo considerada uma ótima solução para dores. Pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá, ou com suco de frutas, batido no liquidificador. O ideal é consumir a gengibre três vezes ao dia.
 
 
CANELA
A canela ajuda a reduzir o açúcar do sangue, melhora os níveis de colesterol, deixa a digestão mais lenta, retardando a fome e diminuindo a vontade de comer doces, bem como, melhora o sistema imunológico e aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos. O ideal é consumir 1g duas vezes ao dia em forma de chá, polvilhada em sopas e frutas.
 
 
PIMENTA VERMELHA
Acelera o metabolismo em 20 % porque aumenta a circulação e a temperatura do corpo, melhora a digestão, controla os níveis de glicose, bem como, devido à capsaicina, substância que ajuda a reduzir o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares O ideal é consumir 3 a 4 g por dia, no tempero de pratos quentes ou saladas.
 
 
  
ÔMEGA 3
Aumenta o metabolismo basal, ou seja, calorias. Elimina o excesso de líquidos e aumenta a energia do organismo. Além disso, auxilia na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, da pressão arterial, bem como, funciona como anti-inflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Pode ser encontrado no óleo de prímula, óleo de peixes (salmão, sardinha, cavalinha e bacalhau) e semente de linhaça.
 
 
CHÁ VERDE OU BRANCO
O chá verde e o branco reduzem a absorção de açúcar no sangue, diminuindo a compulsão por doces, inibem a ação da amilase (enzima responsável pela digestão de carboidratos), acelerando o transito intestinal, bem como, ajudam a neutralizar os radicais livres e diminuir o LDL (colesterol ruim). O ideal é tomar 1 xícara (chá) da bebida, cerca de 5 a dez minutos antes das principais refeições.
 
 
ABACAXI
Rico em fibras ajuda acelerar o metabolismo. Contêm vitaminas C, B1, B6 e sais minerais como o cálcio, ferro, fósforo e magnésio, bem como, bromelaína, que é considerada útil no controle de inflamações associadas à artrite e ajuda a reduzir coágulos no sangue, o risco de enfartes e derrames e facilita a digestão de produtos proteicos como carnes, pela alta porcentagem de celulose. Auxilia no controle dos níveis de colesterol, aumenta a resistência dos tecidos e vasos sanguíneos e mantêm o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso.
 
 
GUARANÁ
O guaraná possui propriedades estimulantes do sistema nervoso central, facilita a capacidade de concentração e raciocínio, favorece o trabalho muscular, diminui a fadiga motora e psíquica, traz a sensação de conforto e bem-estar e auxilia na queima de gordura devido a grande quantidade de cafeína encontrada na planta. O ideal é consumir 2g, duas vezes ao dia em pó ou em cápsulas.
 
 
CAFEÍNA
A cafeína tem como função quebrar e mobilizar a gordura, fazendo com que o corpo utilize-a como energia. Ela estimula o sistema nervoso, mantém a atenção e o bom humor graças á produção de endorfinas, bem como, evita a fadiga muscular durante as atividades físicas. É encontrada no café, chocolates, refrigerantes a base de cola, chá mate, etc.

Comentários