AMARANTO: BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

O amaranto é considerado um cereal rico em nutrientes, apresenta alto teor de amido (64,8%) podendo ser consumido como fonte de carboidrato assim como o trigo, milho e arroz. O amaranto possui de 12 a 17% de proteínas, tem um perfil de aminoácidos balanceado e é rico no aminoácido lisina, que auxiliam na manutenção de massa muscular.
 
Os grãos são ricos em fibras que auxiliam no controle da glicemia e no trânsito intestinal e possuem gorduras saudáveis (insaturadas) como o ácido linoleico, que é tido como uma gordura saudável uma vez que seu consumo está relacionado a menores taxas de doenças cardíacas, redução da pressão arterial e do colesterol.
 
O amaranto apresenta ainda tocoferóis, oxidantes semelhantes à vitamina E, importantes na prevenção do envelhecimento precoce e da morte celular, uma vez que este composto inibe a ação de radicais livres. Além disso, contém mais cálcio, ferro e fósforo do que os cereais comuns (centeio, arroz e trigo).
 
Este cereal é isento de glúten (proteína presente no trigo, aveia, centeio e cevada), podendo ser uma ótima opção para indivíduos celíacos (que possuem alergia ao glúten).

O amaranto é um alimento nutricionalmente balanceado fornecendo os principais nutrientes ao corpo. Ele Quase não tem gosto, o que é muito bom, pois a farinha pode ser usada em várias misturas sem comprometer o sabor das preparações. Pode ser consumido com frutas e iogurte, como ingrediente para preparação de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas.

Comentários