quarta-feira, 29 de julho de 2015

PÓLEN: BENEFÍCIOS

O pólen é composto de vitaminas, proteínas e aminoácidos e enzimas. É rico em betacaroteno (provitamina A), vitaminas do complexo B, C, D, E e P. Já quanto às proteínas, o pólen contém cerca de 40% de sua composição concentrada nesses nutrientes. É excelente para pessoas que têm uma alimentação vegetariana ou macrobiótica. No caso dos aminoácidos, se destacam a histidina, metionina, treonina, fenilalanina, arginina, cistina, lisina, triptofano e outros.

Benefícios para a Saúde

Envelhecimento Cerebral: O pólen fornece todos os aminoácidos (proteínas) necessários para a fabricação, de um neuro-hormônio produzido na glândula hipófise do cérebro que controla a dor e aumenta a capacidade das pessoas de reduzirem o stress, amnésia e cansaço mental. 

Pele: é ótimo anti-inflamatório para a pele e ajuda a tratar irritações como eczemas e psoríase. Os aminoácidos e os outros nutrientes presentes no pólen ajudam a proteger a pele e regenerar as células.

Aparelho Digestivo e Intestinal:  Melhora a digestão devido à presença das enzimas que deixam os alimentos bem digeridos e também devido a sua composição promove o equilíbrio da flora intestinal.

Sistema Vascular:   devido a grande quantidade de rutina (bioflavonóide antioxidante), o pólen acaba sendo ótimo tonificante para os capilares e vasos sanguíneos atuando sobre o sistema circulatório, promovendo um fortalecimento das veias e artérias. Ajuda a prevenir o entupimento das artérias sendo ótimo para prevenir infartos e AVC e também é indicado para pessoas que possuem varizes.

Próstata: O pólen é rico em hormônios vegetais e enzimas que atuam sobre a próstata. Sabe-se que os hormônios vegetais não têm efeitos colaterais e tem a surpreendente faculdade de regular as glândulas endócrinas. Para os que sofrem de hiperplasia na próstata, este superalimento pode ajudar, pois diminui a inflamação e diminui a urgência ao urinar.

Visão: A falta ou deficiência de vitamina A provoca perda de visão, flacidez da pele nos idosos e aparecimento de acnes (espinhas) nos jovens. O pólen pela sua riqueza em vitamina A, tem papel importante para a visão, diminuindo o cansaço ocular e melhorando a visão, especialmente dos idosos.

Radicais Livres: Os radicais livres são muito agressivos para as células, inibindo ou dificultando a sua multiplicação, acelerando o envelhecimento das pessoas. O pólen auxilia e muito a diminuir a ação dos radicais livres.

Hormônios: Por conter alto valor nutricional, o Pólen estimula a produção dos hormônios femininos e masculinos, sendo indicado para as síndromes do climatério feminino e masculino, por atuar como estimulador do organismo e regulador das funções orgânicas. Para a mulher na menopausa, evita a necessidade de reposição hormonal artificial (com raras exceções), reduz os efeitos incômodos da menopausa. Para homens na andropausa, após os 50 anos de idade, evita o crescimento da próstata.

Sugestão de Consumo
O pólen deve ser consumido diariamente, bastando uma única colher de sopa para conquistar mais ânimo e saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário